Foto: Ivan Mattos/Zoológico de Brasília Votos podem ser dados até as 13h desta terça (9), pelos stories do Instagram da instituição Após p...
Votos podem ser dados até as 13h desta terça (9), pelos stories do Instagram da instituição
Após período de cuidados iniciais e aclimatação na Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), os dois filhotes machos de onça-pintada serão batizados pelos seguidores por meio do Instagram da instituição. A votação pode ser feita pelos stories da conta do zoo no Instagram até as 13h desta terça-feira (9), com divulgação do resultado no mesmo dia.
São quatro sugestões de nome por filhote. Cada opção foi escolhida pelos envolvidos no encaminhamento dos animais: Zoológico de Brasília, Latam Cargo, Aeroporto de Brasília e Ibama.
Opções de nomes
- Animal 1– George (Zoológico de Brasília)– Tigo (Aeroporto de Brasília)– Piloto (Latam Cargo)– Capiango (Ibama)
- Animal 2– Peter (Zoológico de Brasília)– Charlie (Aeroporto de Brasília)– João (Latam Cargo)– Jaguar (Ibama)
As sugestões de nome dadas pelo Zoológico de Brasília — George e Peter — são uma homenagem ao zoólogo americano George Schaller, que estudava a vida selvagem e, atualmente, é vice-presidente da Panthera Corporation, que atua na conservação de felinos no mundo; e a Peter Crawshaw, que foi aprendiz de George Schaller e pioneiro no estudo de onças-pintadas no Brasil. Peter nasceu no estado de São Paulo e foi o nome mais importante no país na conservação das onças, tendo morrido em 2021 de covid-19.
Os nomes sugeridos pelo Aeroporto de Brasília — Tigo e Charlie — resultaram de votação do público da instituição. A Latam Cargo sugeriu os nomes Piloto, para homenagear parte da equipe do Avião Solidário, e João, um colaborador de Brasília que já atuou em embarques do Avião Solidário.
As sugestões de nome do Ibama são uma homenagem aos termos para onça-pintada na linguagem do tupi-guarani e à influência brasileira no estudo da espécie. Capiango vem da mitologia e é um bruxo que se transforma em onça. As onças-pintadas são consideradas o símbolo da fauna do país – e o Brasil que batizou a espécie no resto do mundo (jaguar).
Da redação com informações do Zoológico de Brasília
Nenhum comentário