Figueirense F.C. Mascote: Furacão Fundação: 12 de junho de 1921. Re...
Figueirense F.C. Mascote: Furacão
Fundação: 12 de junho de 1921.
Resumo Histórico: A ideia da criação de uma agremiação visando a prática do futebol foi atribuída a um jovem esportista chamado Jorge Albino Ramos, que foi apoiado pelos amigos Balbino Felisbino da Silva, Domingos Joaquim Veloso e João Savas Siridakis. O nome Figueirense foi sugerido por João Savas Siridakis devido ao local denominado Figueira, onde eram realizadas as reuniões. A data de fundação ficou definida para o dia 12 de junho de 1921.
1ª Diretoria: Após tudo definido, foi empossada a primeira Diretoria.
Trajetória: Na história do Figueirense F.C., ocorreram fatos marcantes que na sua maioria trouxeram mais alegrias do que decepções para sua torcida:
No ano de 1932 e 1941, o Figueirense venceu todas as competições que participou.
Na década de 1940, em função das boas performances apresentadas, passou a ser conhecido como “Esquadrão de Aço” e “Furacão de Estreito”.
Em 1948, foram iniciadas as obras de construção do Estádio Orlando Scarpelli, que se transformou em um valioso patrimônio para o Furacão de Estreito.
Nos anos 1950, o clube pouco brilhou nas competições disputadas. Atribuiu-se à escassez de recursos financeiros. Toda receita era investida na construção do estádio.
Em 20 de julho de 1951, o Figueirense venceu o seu maior rival, o Avaí por 1 X 0, no jogo que marcou a inauguração da iluminação do Estádio Adolfo Konder, na época praça de esportes do seu maior rival. O estádio foi demolido em 1982, para dar lugar ao Estádio da Ressacada.
Em 12 de junho de 1960, quando o Figueirense completou 39 anos, ocorreu a inauguração parcial do Estádio Orlando Scarpelli com o Jogo:
1 X 1
Figueirense Atlético Catarinense
Em 1970, na administração do Sr. José Nilton Szpoganicz, ocorreu a incorporação da figueira no escudo do clube.
Em 1973, o Figueirense disputou o Campeonato Brasileiro da Série A e a Copa do Brasil. Passou a ser o 1º clube catarinense a representar o Estado de Santa Catarina em competições nacionais.
Em 15 de agosto de 1973, em um jogo festivo contra o Vitória da Bahia, foram entregues as obras de melhoramento do Estádio Orlando Scarpelli, capacitando-o para sediar os jogos em nível nacional.
Em 1987, disputou a 2ª Divisão do Campeonato Estadual de Santa Catarina, conquistando o vice-campeonato e o acesso à 1ª Divisão a ser disputada em 1988.
Em 1999, a Associação Amigos do Figueirense (ASFIG) adquiriu um terreno destinado à construção do Centro de Treinamento do Figueirense, localizado no Município de Palhoça a 20 Km do Estádio Orlando Scarpelli.
Em junho de 2000, em meio às comemorações dos seus 79 anos de existência, foi inaugurada a 1ª etapa das obras do CT de Cambirela, dando um passo importante na modernização do clube.
Em 2001, foi vice-campeão do Brasileiro da Série B, o que o credenciou para disputar a elite do Campeonato Brasileiro de 2002.
Em 2011, fez uma de suas melhores campanhas em nível nacional, ficando na 7ª colocação do Campeonato Brasileiro da Série A, totalizando 58 pontos. Na ocasião, o time foi comandado pelo Técnico Jorginho.
Jorginho – Técnico
Em 2012, caiu muito de produção e foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, voltando à Série A em 2013.
O ano de 2016 é para ser esquecido pela sua torcida:
Terminou o Campeonato Catarinense na 4ª colocação.
Na 1ª Liga, foi eliminado na Fase de Grupo.
Foi eliminado na 2ª Fase da Copa Sul-Americana.
Na Copa Brasil, não passou da 3ª Fase.
No Brasileirão Série A, fez uma campanha irregular, ficando na 18ª posição, sendo rebaixado para a Série B de 2018.
Localização: O Figueirense F.C. está sediado na cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. O município é composto pela ilha de Santa Catarina. Floripa, como também é conhecida popularmente, tem a maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), calculado pela (PNUD) das Nações Unidas. Florianópolis tem sua economia fundamentada na tecnologia de informação, no turismo e nos serviços. Possui 42 praias, dentre elas a famosa praia da Joaquina, e um Centro de Atividades de Navegação. Culturalmente rica, onde se destacam as Edificações Históricas e a Academia de Letras, denominada “Academia Desterrense de Letras”, cujo patrono é o poeta barriga-verde Cruz e Sousa. No esporte, destacam-se o tenista Gustavo Kuerten, o Guga, considerado o maior tenista brasileiro de todos os tempos, e o nadador medalhista olímpico Fernando Scherer, o Xuxa. No futebol, destacam-se o próprio Figueirense F.C. e o Avaí F.C. A rivalidade entre os clubes se aflora no “clássico local”, como é chamado o jogo entre as duas equipes catarinenses.
Praia da Joaquina - Florianópolis
Estádio: O Figueirense manda seus jogos no Estádio Orlando Scarpelli, de sua propriedade, com capacidade para 20.000 pessoas.
Estádio Orlando Scarpelli
Evolução do Escudo do Figueirense F.C.:
Estatística:
2021:
Participações do Figueirense em Competições:
Campeonato Catarinense série A.
Copa do Brasil.
Campeonato Brasileiro Série C.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário