Já passa de 12,5% o percentual de piso impermeabilizado do boulevard do Túnel de Taguatinga. A aplicação do material, feita em três camada...
Em toda a extensão já impermeabilizada foram aplicados o primer, a manta asfáltica e a proteção mecânica. A primeira é um líquido preto – espécie de tinta com cola que serve para dar aderência à película de asfalto que é afixada por cima. A terceira é uma camada de concreto, com 10 cm em média – a depender da inclinação do piso –, e serve para não danificar a manta. Só então o piso é aterrado.
“Toda a terra aplicada será reaproveitada das escavações que continuam sendo feitas no túnel”, explica o engenheiro civil André Borges, um dos responsáveis pelo acompanhamento da obra. “Esse reaproveitamento gera economia, pois é tirar terra de um lugar e colocar em outro, tudo isso com o mínimo deslocamento”, completa.
A impermeabilização e o aterro ocorrem no boulevard do Túnel de Taguatinga, por onde vai passar o BRT. Entre as pistas haverá um canteiro gramado com plantas. “A impermeabilização serve para evitar infiltrações e gotejamentos, além aumentar a vida útil do túnel”, explica Bruno Almeida, engenheiro civil responsável pela fiscalização das obras.
* Da redação do Portal de Notícias Tribuna FM Brasília, com informações da Agência Brasília.
Nenhum comentário