Samarone Portuguesa Santista ...
Samarone Portuguesa Santista
Inicio da Carreira de Jogador de futebol
Nascimento: Wilson Gomes (Samarone), nasceu no dia 13 de março de 1946, na cidade de Santos, no estado de São Paulo.
Resumo histórico da carreira: Em 1963, iniciou sua carreira na Portuguesa Santista. Em 1964, marcou o gol que deu o título de Campeão Paulista da 2ª Divisão a “Briosa”, em uma partida histórica realizada em Campinas contra a Ponte Preta. A repercussão em torno do jovem jogador mexeu com o mercado da bola, despertando interesse de grandes clubes do Rio de Janeiro e São Paulo. Na época, o Fluminense mantinha acompanhando o futebol paulista o “olheiro” Osvaldinho, que passou informações do jogador para Elba de Pádua Lima (Tim), treinador do Tricolor das Laranjeiras, que prontamente solicitou empenho de seus dirigentes para a contratação da grande revelação da Portuguesa Santista. A transação, envolvendo as partes interessadas, ocorreu na calada da noite em absoluto segredo. Samarone desembarcou no Aeroporto Santos Dumont e foi direto para a Rua das Laranjeiras, onde no período de 1965 a 1971 viveu a melhor fase de sua carreira. Ele tinha como perfil a grande facilidade de jogar pela direita ou pela esquerda do meio campo. Além de excelente atacante, tinha um chute potente, que ficou famoso como “Os canhões de Samarone”, em alusão ao filme de muito sucesso na época “Os canhões de Navarone”, qualidades que facilitavam o trabalho tático de seus treinadores. Com a chegada do treinador Zagallo ao Fluminense, por incompatibilidade com o novo comandante, transferiu-se para o Corinthians. Voltou ao Rio de Janeiro para atuar pelo Flamengo, onde ficou pouco tempo em função da chegada de Zagallo para treinar o Clube da Gávea. Foi então emprestado à Portuguesa de Desportos de São Paulo. Problemas de saúde prejudicaram muito sua trajetória de atleta, pois sofreu duas hepatites e uma contusão séria no joelho esquerdo. Regressou ao Rio de Janeiro em 1975, onde encerrou sua carreira de jogador de futebol no Bonsucesso.
Fluminense FC - 1968
De Pé: Nélio, Felix, Cláudio, Altair, Galhardo e Assis.
Agachados: Wilton, Suingue, Salvador, Samarone e Serginho.
Curiosidades:
Samarone fez jogadas de um virtuosismo, de uma beleza inexcedíveis”, palavras de Nelson Rodrigues: dramaturgo, jornalista, escritor e fanático torcedor do Fluminense
Conquistou em 1970 a “Bola de Prata”, prêmio concedido pela tradicional Revista Placar.
Samarone é Engenheiro aposentado do Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), e reside na cidade de Cascavel no Paraná.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário