Rio Branco FC Mascote – Estrela Data de Fundação: 08 de junho de 1919. Resu...
Rio Branco FC Mascote – Estrela
Resumo Histórico: O Rio Branco foi fundado na noite de 08 de junho de 1919, em uma reunião no prédio do Edén Cine Theatro, onde hoje funciona o Teatro Recreio, na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, convocada pelo Advogado amazonense Dr. Luiz Mestrinho Filho. Compareceram ao evento dezesseis pessoas, dentre elas Nathanael de Albuquerque, Conrado Fleury, José Francisco de Melo, Mário de Oliveira, Luiz Mestrinho Filho, Alfredo Ferreira Gomes, Manoel Vasconcelos, Francisco Lima e Silva, Pedro Castro Feitosa, Jayme Plácido de Paiva e Melo, que assinaram a primeira ata do clube. No mesmo dia da criação da nova agremiação acreana, foi sugerido pelo Dr. Luiz Mestrinho o nome Rio Branco em homenagem a cidade e ao Barão do Rio Branco, personagem marcante na conquista do território acreano. As cores escolhidas foram o vermelho e o branco para os uniformes, bandeira e escudo. O primeiro presidente do clube foi o Sr. Nathanael de Albuquerque, membro participante da reunião de fundação do Rio Branco. A primeira partida realizada pelo clube foi no dia 14 de julho de 1919 contra o Militar Foot-Ball Club, com a vitória do Rio Branco por 5 X 0. Outro fato histórico ocorreu no ano de 1997, quando o Rio Branco foi um dos representantes do Brasil na Copa Conmebol. Pela primeira vez, um clube do norte do País participou de uma competição Continental. Foram jogadas duas partidas decisivas da primeira fase da copa.
1ª Partida
O primeiro jogo foi realizado na Colômbia no dia 27 de agosto de 1997.
2ª Partida
O segundo jogo foi realizado na cidade de Rio Branco, no dia 03 de setembro de 1997, com o Estádio José de Melo lotado. O Rio Branco venceu por 1 X 0 e levou a decisão para os pênaltis.
O Desportivo Tolima da Colômbia foi classificado para segunda fase da copa. A partir de 2012, o clube começou a viver uma grave crise, passando por reformulações no time quando já se preparava para enfrentar o Cruzeiro na primeira fase da Copa do Brasil. O que ninguém esperava foi o Estado do Acre passar pela maior enchente de sua história, na qual mais de 140 mil pessoas foram afetadas com o transbordamento do Rio Acre. O grande volume de chuvas na região prejudicou o planejamento do Rio Branco e muitos treinos foram cancelados, ficando o time sem jogar oficialmente por cinco meses. O resultado não poderia ser outro: jogando em casa, o Estrelão sofreu a maior goleada de sua história, perdendo para o Clube Mineiro por 6 X 0. A partir daí, foram processadas algumas mudanças no Departamento de Futebol, consistindo na troca do Técnico e reformulação do elenco. O clube revigorado ressurgiu mais forte no Campeonato Estadual.
Localização: O Rio Branco F.C. está sediado na cidade de Rio Branco, cujo nome é uma homenagem a José Maria Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, grande responsável pela consolidação das fronteiras brasileiras em diversas regiões conflituosas, particularmente no Estado do Acre no Século XVIII.
Palácio Rio branco no acre
Estádio: O Estrelão, como é conhecido o Rio Branco FC, manda seus jogos na Arena Acreana, que até 27 de setembro de 2019 tinha o nome de Arena da Floresta. Tem capacidade para 20.000 torcedores e pertence ao Estado do Acre. Foi considerado um dos mais modernos estádios do Brasil. Seu gramado natural foi importado da Itália, o mesmo utilizado no Estádio San Siro localizado na cidade de Milão.
Arena Acreana
Estatística:
– Participação do Rio Branco do Acre em competições:
Copa do Brasil,
Campeonato Brasileiro Série D
Campeonato Acreano 1ª Divisão
Nenhum comentário