Cruzeiro Esporte Clube Mascote - Raposa Fundação: 02 de Janeiro de 1921. Resu...
Cruzeiro Esporte Clube Mascote - Raposa
Fundação: 02 de Janeiro de 1921.
Resumo Histórico: O clube foi criado por desportistas da Colônia Italiana de Belo Horizonte com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália, utilizando nos uniformes as cores verde, vermelho e branco, as mesmas da bandeira da Itália. No início de suas atividades, só italianos podiam participar do clube. Em 1925, foi retirada do estatuto do clube a cláusula que proibia a participação de atletas e associados originalmente brasileiros e de outras nacionalidades. Antes da existência da Societá Sportiva Palestra Itália, já existia outra equipe de italianos que disputava o Campeonato da Cidade de Belo Horizonte, o Yale A.C., que chegou a disputar quatro jogos oficiais com o Palestra. O Yale A.C. foi extinto em 1925.
X
Mudança de Nome: Em 1925, prevaleceu a vontade da maioria dos Associados, que desejavam ver o Palestra como um grande Clube Brasileiro, e o nome Societá Sportiva Palestra Itália foi aportuguesado para Sociedade Esportiva Palestra Itália.
Influência da 2ª Guerra Mundial: Em 30 de janeiro de 1942, em plena Guerra Mundial, o então Presidente da República, Getúlio Vargas, que havia declarado guerra à Itália, Alemanha e Japão, sancionou um Decreto-Lei determinando a proibição do uso de termos e denominações alusivas às nações inimigas. A primeira partida após as determinações contidas no Decreto-Lei foi contra o atual rival, o Atlético Mineiro. O Palestra entrou em campo com uma camisa azul e três listras brancas e sem escudo. Em 04 de fevereiro de 1942, a Diretoria adotou o nome provisório de Palestra Mineira, substituindo o nome de origem italiana, conforme determinação Presidencial. O clube foi transformado em uma entidade 100% brasileira após publicação de um novo Decreto-Lei em 03 de agosto de 1942. Mudou mais uma vez o nome para Ypiranga, em homenagem ao local onde teria sido proclamada a Independência do Brasil. Em 07 de outubro de 1942, através de uma Assembleia que culminou com a renúncia do Presidente do clube, Ennes Cyro Pony, foi aprovado outro nome em homenagem ao símbolo maior da Pátria, a Constelação Cruzeiro do Sul. O clube mineiro passou a ser denominado Cruzeiro Esporte Clube. Em 2019, o Cruzeiro E.C. passou por problemas políticos e técnicos que culminaram com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro a ser disputado naquele ano, fato que nunca havia ocorrido em toda sua história. Uma nova diretoria foi empossada para recuperar o prestígio do clube. Até o momento, ela vem demonstrando muita competência, o que faz acreditar que em um curto espaço de tempo o Cruzeiro voltará à elite do futebol brasileiro.
Localização: O Cruzeiro E.C. está localizado em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, uma das cidades mais importantes do país. Historicamente rica nos aspectos econômicos, políticos e culturais, possui importantes monumentos, parques e museus. É também conhecida por ser considerada a Capital Nacional dos Botecos, em função da grande quantidade bares na cidade. Na música, revelou grandes artistas reconhecidos no Brasil e no exterior, como Milton Nascimento, Wagner Tiso, Lô Borges, Pato Fu, Wander Lee, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, a Banda Skank e outros consagrados artistas.
Centro Cultural de Belo Horizonte
Estádio: O clube manda seus jogos no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), integrante do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e projetado por Oscar Niemeyer. O estádio foi modernizado para a Copa do Mundo de 2014 dentro dos padrões da FIFA, com capacidade para 61.846 pessoas. Em 17 de julho de 2016, passou a ser considerado Patrimônio da Humanidade, após reunião de membros da UNESCO em Istambul na Turquia.
Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão
Curiosidades:
Tostão, atleta do Cruzeiro, foi o primeiro jogador mineiro a disputar uma Copa do Mundo.
De acordo com a lei nº 9.590/2008, sancionada pelo então Prefeito de Belo Horizonte, Fernando da Mata Pimentel, foi instituído o dia do Cruzeiro e o dia do Cruzeirense, comemorado todo dia 02 de Janeiro.
Competições previstas para 2022:
Campeonato Mineiro Modulo I.
Campeonato Brasileiro Série B
Copa do Brasil.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário