Jorge Mendonça Bangu A.C ...
Jorge Mendonça Bangu A.C
Início da Carreira de Jogador de Futebol
Nascimento: Jorge Mendonça nasceu no dia 06 de junho de 1954, na cidade do Rio de Janeiro.
Resumo da carreira do jogador: Jorge Mendonça nasceu no Município de Silva Jardim, interior do Estado do Rio de Janeiro. Começou sua carreira futebolística como meio-campista no Juvenil do Bangu A.C. Dotado de refinada técnica no trato com a bola, dribles desconcertantes e passes perfeitos, foi profissionalizado no time de Moça Bonita. Teve momentos de altos e baixos no futebol. Disputou a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, convocado pelo Técnico Cláudio Coutinho. Jogou seis partidas, com um excelente desempenho. No Palmeiras teve divergências com o exigente Técnico Telê Santana, que o tinha como indisciplinano e o criticava pela vida que levava extra-campo. Tiveram brigas homéricas. Quando Telê assumiu a direção da Seleção Brasileira, o preteriu nas convocações, embora Jorge Mendonça estivesse jogando em alto nível pelo Guarani de Campinas.
Curiosidades:
Jorge Mendonça faz parte da relação de ilustres Silva Jardinenses, jutamente com o Poeta Cassimiro de Abreu, da Atriz Comediante Zezé Macedo, dos cidadãos Saturnino Duarte Silveira e do próprio Antônio da Silva Jardim, que deu o nome ao Município.
Deixando de lado as brigas que teve com o Técnico Telê Santana, foi na S.E. Palmeiras que viveu o auge de sua carreira.
Em 1974, em um jogo válido pelo Campeonato Pernambuco, Jorge Mendonça marcou 08 gols: Náutico 8 X 0 Santo Amaro-PE.
Jogou pelas Seleções Estaduais Paulista e Pernambucana.
Recebeu em 1979 a Bola de Prata da Revista Placar, jogando pela S.E. Palmeiras.
Já próximo ao final da carreira, Jorge Mendonça passou por uma série de problemas ligados a sua vida pessoal. Foi ludibriado por parentes de sua ex-eposa em algumas sociedades, foi abandonado pelos três filhos do casal, teve problemas com depresão e alcoolismo, passando a morar com os pais.
Após o término da carreira, fixou residência na cidade de Campinas –SP, onde foi ídolo das torcidas dos dois clubes arquirrivais da localidade: O Guarani e a Ponte Preta.
Foi homenageado pelo Muncípio de Silva Jardim, no interior do Estado do Rio de Janeiro, com o seu nome, Jorge Pinto Mendonça, no Ginásio Poli-esportivo de sua terra natal.
O Guarani de Campinas, clube onde jogou e se tornou ídolo, deu dignidade a Jorge Mendonça, contratando-o para trabalhar em um projeto com jogadores juvenis do Clube Bugrino.
Falecimento: Jorge Mendonça faleceu no dia 17 de fevereiro de 2006, aos 51 anos, no Hospital Mario Gatti, na Cidade de Campinas, vítima de problemas cardiácos.
Nenhum comentário