Page Nav

HIDE

Seca no DF é a maior em 12 anos, diz Inmet

  Árvores e pôr do sol ao fundo — Foto: Arquivo pessoal Nesta quinta-feira (15), Brasília completa 131 dias sem chuva. Meteorologista explic...

 

Árvores e pôr do sol ao fundo — Foto: Arquivo pessoal

Nesta quinta-feira (15), Brasília completa 131 dias sem chuva. Meteorologista explica que em 1963 e 1970 capital federal chegou a registrar maior período de estiagem, no entanto, monitoramento era realizado em uma única estação.

O Distrito Federal registra o maior período de estiagem dos últimos 12 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (15), Brasília completa 131 dias sem chuva.

O último ano em que o DF ficou tanto tempo de seca foi em 2010, com 130 dias sem chuva. Antes disso, em 1963 e em 1970, houve um período maior de estiagem, chegando a 164 dias e 135 dias, respectivamente mas, à época, havia uma única estação meteorológica na capital federal, no Sudoeste, e, conforme o Inmet, o monitoramento não era tão preciso, portanto, não há como comparar.

"Em 2000, foram colocadas as estações automáticas em outras regiões e, desde então, conseguimos acompanhar melhor os períodos", diz o meteorologista Mamedes Luiz Melo.

Na quarta-feira (14), o DF teve o dia mais quente de 2022, com 35,2ºC (saiba mais abaixo) e 11% de umidade relativa do ar. Com os índices, Brasília entrou em alerta vermelho.

Nesta quinta, a temperatura máxima chegou a 34,1ºC, às 14h, na estação de Águas Emendadas, em Planaltina, e a umidade do ar ficou em 18%.

"O calor continua, mas não deve chegar aos números registrados essa semana", diz Mamedes Melo.

Sobre a chance de chuva prevista para esta quinta-feira, o meteorologista explica que "é uma pequena possibilidade, nem chega a ser previsão. Vamos esperar".

Calor e seca

Céu amarelado e sol intenso no DF — Foto: Vianey Bentes/TV Globo

Céu amarelado e sol intenso no DF — Foto: Vianey Bentes/TV Globo

O Distrito Federal bateu o recorde de calor em 2022, na quarta-feira (14). De acordo com o Inmet, a temperatura chegou a 35,2ºC, às 14h, e a umidade relativa do ar ficou em 11%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que o ideal é 60% de umidade.

Foi o quarto dia consecutivo com recordes de temperatura. No domingo (11), o Inmet registrou 34°C , e a umidade do ar chegou a 12%.

Na segunda-feira (12), novo recorde: 34,2°C, e umidade em 11%. Na terça (13), a temperatura subiu ainda mais, chegando a 35°C.

Quais os índices de perigo?


O Inmet, junto com a Defesa Civil, tem três alertas dos níveis de umidade. O vermelho é o mais grave deles:


  • Alerta amarelo (potencial perigo): umidade entre 30% e 20% por cinco dias seguidos
  • Alerta laranja (perigo): umidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos
  • Alerta vermelho (grande perigo): umidade abaixo de 12% por 2 dias seguidos

Calor continua no DF e temperatura pode chegar aos 35 graus
1.00
1.00
Ativar som

Calor continua no DF e temperatura pode chegar aos 35 graus

Da redação com informações do G1

Nenhum comentário

Pixel