E.C Juventude Mascote - Periquito Fundação: 29 de junho de 1913. Resumo histórico: O Ju...
E.C Juventude Mascote - Periquito
Fundação: 29 de junho de 1913.
Resumo histórico: O Juventude surgiu na cidade de Caxias do Sul, interior do Estado do Rio Grande do Sul, após uma divergência interna entre atletas da equipe juvenil que se sentiam discriminados dentro da agremiação. Em consequência, surgiu no dia 28 de outubro de 1912, um clube rival denominado Recreio da Juventude, que inicialmente só admitiria associados solteiros. Desde o início das atividades do Recreio da Juventude, alguns associados, por influência do jovem inglês John Tibbitz, pensavam em acabar com as divergências e criar um clube de futebol. No dia 29 de junho de 1913, surgiu o Sport Club de Foot Ball Juventude, que permaneceu até 1915 vinculado ao Recreio. Na mesma data de sua fundação, foi eleito o primeiro Presidente do Clube, Sr. Antonio Chiradia Neto, homologado através da primeira Ata, que foi assinada pelo Presidente eleito e por mais trinta e quatro membros fundadores, senhores: Clarimundo Lucena, John Tibbtz, Astrogildo Rodrigues, Carlos Leonardelli, João Sambaquy, Carlos Zucchera, Bruno Sperandio, José Carletti, Guido Chitolina, Zulmir Fabbris, João Constamilan, Honório Sartori, Raimundo Buratto, Avelino Lucena Attilio Peoruccini, Ferdinando Jaconi, Victório Sanvitto, Victório Pierucini, Francisco Spinatto, Alvaro Gomes de Mello, Arthur de Lavra Pinto, Reinaldo Rubenich, Ademar dos Reis, Osvaldo Artico, Francisco Grossi, Hugo Sarafine, Luiz Rebizi, Celeste Guelfi, Octávio Reis, Luiz Peruccini, Dante Marcucci, Antônio Piccoli, Donato Ross e José Grossi. Ainda no ano de 1915, foi desfeita a parceria com o Recreio, começando uma nova trajetória no futebol local, sem um lugar fixo para disputar as partidas. Em 1920, quando a cidade já tinha outros clubes, o Juventude venceu todos os campeonatos citadinos por um tempo, tornando-se um clube protagonista na região. Adquiriu um campo próprio que foi reconstruído com estrutura toda em madeira. Em 1954, o campo de jogo foi reformado e batizado com o nome Alfredo Jaconi em homenagem a um dos maiores dirigentes do clube.
1ª Competição oficial: A primeira competição oficial ocorreu em 1920, quando a Federação Riograndense de Futebol criou um campeonato somente com clubes de Caxias do Sul. O regulamento previa a decisão em melhor de duas partidas. Chegaram à final o Juventude e o Juvenil. O Juventude venceu a primeira partida por 3 X O, no dia 29 de agosto de 1920, vitória muito festejada pela torcida alviverde. No segundo jogo decisivo, realizado no dia 04 de setembro de 1920, a equipe do Juvenil marcou um gol através do atacante Guarnico, em um clamoroso impedimento. Houve um grande protesto do Juventude. Dirigentes e torcedores invadiram o campo, interrompendo a partida aos 30 minutos do segundo tempo. Na Súmula do jogo, o Árbitro validou o gol e deu a vitória ao Juvenil por 1 X 0, acirrando ainda mais a rivalidade entre as torcidas. Porém, a Federação Riograndense de Futebol, organizadora da competição, determinou que os quinze minutos finais fossem disputados na capital, no estádio pertencente ao Grêmio Futebol Porto-alegrense, para evitar confronto entre as torcidas. O jogo foi marcado para o dia 28 de outubro, uma quinta-feira, em horário comercial. Não adiantou, o estádio ficou lotado. Aos 42 minutos o Juventude empatou o jogo. Houve um pequeno descanso e o jogo foi para a prorrogação. O Juventude marcou mais três gols, terminando com o Placar de 4 X 1. Com a vitória, o E.C. Juventude conquistou o primeiro título de sua história.
Rivalidade em 1920 entre clubes da Cidade de Caxias do Sul.
X
Juventude Juvenil
Participação no Gauchão: Em 1954 foi criada a Divisão de Honra do Futebol Gaúcho, com a participação do E.C. Juventude, que mais tarde passou a chamar-se Campeonato Gaúcho de Futebol.
Excursão no Continente Asiático: No dia 18 de outubro de 1982, com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), o Juventude embarcou para excursionar na Ásia, ficando 36 dias fora do Brasil. Foram realizados 6 jogos com 6 vitórias, 11 gols a favor e apenas 2 sofridos. O elenco vitorioso tinha como comandante Luiz Felipe Scolari, um dos maiores ídolos do Juventude como jogador e técnico.
Luiz Felipe Scolari
Localização: O E.C. Juventude está sediado na Cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, conhecida pela tradicional festa da uva, que atrai mais de um milhão de pessoas. Essa festa é realizada desde 1931, a cada dois anos, dedicada a celebrar a colonização italiana e reviver as tradições da comunidade.
Caxias do Sul – Rio Grande do Sul
Estádio: O E.C. Juventude manda seus jogos no Estádio Alfredo Jaconi, com capacidade para 28.746 pessoas. O nome do Estádio é uma homenagem ao Sr. Alfredo Jaconi, que nas décadas de 30 e 40 foi jogador, técnico e dirigente do clube. O estádio foi inaugurado em 23 de março de 1975, com o placar E.C. Juventude 0 X 0 C.R. Flamengo do Rio de Janeiro. O amistoso teve um público aproximado de 25 mil pessoas.
Vista panorâmica do Estádio Alfredo Jaconi
Estatística:
2022 – participações:
Campeonato Gaúcho Série A;
Campeonato Brasileiro Série A.
Copa do Brasil.
Nenhum comentário