Após a liberação da via, quem trafegar pela Avenida Comercial Norte sentido Comercial Sul poderá acessar a Avenida Central rumo à EPTG. Es...
Após a liberação da via, quem trafegar pela Avenida Comercial Norte sentido Comercial Sul poderá acessar a Avenida Central rumo à EPTG.
Está marcada para as 15h desta sexta-feira (30/9) a liberação do tráfego de veículos no trecho da Avenida Central, no Centro de Taguatinga, interditada desde o início das obras do túnel, em julho de 2020.
Segundo a Secretaria de Obras, a medida tem como objetivo desafogar o trânsito e permitir que o comércio na região retome as atividades interrompidas para a construção da passagem subterrânea.
De acordo com a pasta, após a liberação da via, quem trafegar pela Comercial Norte sentido Comercial Sul poderá dobrar à esquerda e acessar a Avenida Central rumo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). A previsão é de que toda a Avenida Central seja liberada para o trânsito até o fim de outubro.
Confira o sentido:
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, em 23 de setembro, que a obra do túnel de Taguatinga deve ser entregue em dezembro deste ano. A declaração foi feita enquanto Ibaneis cumpria agenda de campanha à reeleição em Ceilândia.
A obra
O Túnel de Taguatinga é considerado a maior obra viária em execução no país, com investimento de R$ 275 milhões.
A passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. O objetivo é evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade, problema antigo para moradores e motoristas da região. Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na EPTG.
Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
A Avenida Central de Taguatinga se transformará em um boulevard arborizado, com foco nas pessoas e no comércio da região. Além do paisagismo, as calçadas serão reformadas, e os estacionamentos, ampliados.
Da redação com informações do Metrópoles
Nenhum comentário