Uma vez concluída a impermeabilização, processo de aterramento tem início | Foto: Carol Caraballo/Agência Brasília. Estrutura vai ajudar a...
“Devemos usar aproximadamente 130 m³ de terra nessa tarefa”, calcula o engenheiro civil Everaldo Barros. O material é resultante do próprio Túnel de Taguatinga, graças ao método de escavação invertida. Ao longo do processo de abertura da passagem, a terra foi armazenada no 3° Distrito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER).
Quatro muros de contenção vão proteger o emboque do túnel sul. São eles que sustentarão um paredão de terra que ladeia as faixas de rolamento na entrada da passagem.
“Para suportar a pressão, a estrutura das muralhas é reforçada, feita de concreto armado com vergalhões de aço”, explica Everaldo. As paredes acompanham a pista de acesso ao túnel até que ela alcance praticamente o mesmo nível das demais.
As duas primeiras muralhas a serem erguidas ficaram prontas em julho – uma tem 7 m de comprimento, enquanto a outra tem 8 m. O quarto muro ainda não tem data definida para ser construído.
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