Quem transita pela via Estrutural já consegue perceber que as obras de pavimentação estão deslanchando. Máquinas pesadas do Departamento de ...
Com um investimento de R$ 55 milhões, o projeto de modernização da pista de ligação entre o Plano Piloto e cidades como Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia e Cidade Estrutural, indo até Águas Lindas de Goiás, é inédito no DF e promete beneficiar cerca de 95 mil motoristas. O tapete de concreto terá 21 cm de espessura ao longo de toda a pista nos quase 13 km no sentido Plano Piloto-Ceilândia, assim como no sentido inverso.
“É uma obra que vai mudar todo o paradigma de execução de pavimentação aqui no DF”, assegura o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante. “É a primeira via totalmente construída com pavimento rígido de concreto. É muito concreto, muito serviço, uma obra muito grande do governo Ibaneis que vai ficar para a história e mudar completamente a vida das pessoas que passam por aqui.”
Etapas
A previsão do DER é que toda a obra seja concluída em um prazo de 12 meses. A primeira etapa dos trabalhos, que compreende um trecho de 2,5 km, será executada no sentido Ceilândia-Plano Piloto, próximo ao viaduto do Pistão Norte e seguindo até o segundo balão da via marginal sul da Estrutural, no entroncamento com a Rua 10B (Castelo Forte).
Moradores aprovam
Moradora de Vicente Pires e vendedora de material de acabamento numa loja localizada próxima à via Estrutural, Regina Araújo Ribeiro, 53 anos, está esperançosa com relação à obra. “Quando ficar pronto, vai melhorar para todo mundo, inclusive para os meus clientes que vêm do Plano piloto, Lago Sul e Lago Norte e que têm que fazer esse trajeto todo”, comemora.
O servidor público federal José Nildo Lau Pereira, 66, mora em Vicente Pires e transita pelo local desde a época em que a pista nem era asfaltada e sempre usa a via para ir ao trabalho. “A Estrutural estava precisando há muito tempo desta reforma, e vai melhorar bastante”, reforça. “É uma camada de concreto bem consistente que acho que vai ter uma durabilidade muito superior ao asfalto. Vai acabar com aquelas complicações de buraco, pneus estourados.”
Da redação do Portal de Notícias Tribuna FM, com informações da Agência Brasília.
Nenhum comentário