Page Nav

HIDE

O Deputado Thiago Manzoni participou do lançamento da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer no plenário da CLDF. Confira!

Durante seu discurso, o Deputado comentou que conviveu com o câncer dentro de sua família. No início dos anos 2000, seu avô faleceu após ser...

Durante seu discurso, o Deputado comentou que conviveu com o câncer dentro de sua família. No início dos anos 2000, seu avô faleceu após ser diagnosticado com câncer de pulmão. Anos depois, no fim da década, a mãe de Thiago foi acometida com câncer de mama e precisou se deslocar até São Paulo para realizar uma cirurgia que descartasse a necessidade de retirada das duas mamas. “Ela teve que ir pra São Paulo, graças a Deus deu tudo certo e ela venceu a batalha dela contra o câncer”, afirmou.

O parlamentar ressaltou a importância do apoio familiar aos pacientes que precisam vencer a doença.

“Quando o câncer acomete alguém da família, ele afeta a todos da família. Todos passam por aquele período juntos. O sofrimento físico de um é o sofrimento emocional de todos os outros. A verdade é que essa é uma batalha que é vencida em conjunto, mesmo quando a pessoa se vai. A batalha precisa ser vencida em conjunto, porque os que ficam precisam dessa assistência, precisam desse amparo”, destacou.

Thiago Manzoni agradeceu pelo convite para fazer parte da Frente Parlamentar e enfatizou o papel do Estado nessa luta.“Eu tenho certeza absoluta de que a gente não deve esperar do Estado a resposta para tudo, mas também tenho certeza de que o Estado tem o dever de oferecer muito mais do que ele tem oferecido no que diz respeito à saúde pública, em especial ao enfrentamento do câncer e eu me coloco à disposição para o que for necessário”.

A Frente Parlamentar é presidida pelo Deputado Distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil). Em seu discurso, Eduardo afirmou que um dos objetivos do grupo é debater necessidades da causa, além de mobilizar instituições, monitorar a execução do orçamento do Distrito Federal para ampliar investimentos na área e propor formas de garantir o acesso dos brasilienses a diferentes tipos de tratamento.“Espero que a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer seja o primeiro passo para pavimentar um futuro mais digno e esperançoso aos pacientes oncológicos”, disse Eduardo Pedrosa.


Entre os participantes do evento dessa sexta, estavam a Presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Mariela Souza de Jesus; o Doutor Rafael Espíndola Camargo Silva, médico radio-oncologista do Hospital Regional de Taguatinga, representando a Secretária de Saúde do DF, Luciene Maria Florêncio de Queiroz; e Edinésio Bernardo dos Santos, coordenador administrativo do Comitê Executivo Técnico e Estratégico da Frente Parlamentar.


Dia Mundial de Combate ao Câncer


Neste sábado (04) é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data importante para conscientizar sobre os riscos da doença e a importância de manter hábitos saudáveis.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Os dados foram divulgados por meio da publicação “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, lançada em novembro de 2022.
Da Redação do Portal de Notícias Tribuna FM, com as informações de Marilei Birck Ferreira da ASCOM do Deputado Thiago Manzoni.

Nenhum comentário

Pixel