Nilton Santos Botafogo ...
Nilton Santos Botafogo
Único Clube da Carreira do Jogador
Nascimento: Nilton Santos nasceu no dia 06 de maio de 1925, na ilha do Governador na cidade do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador: Nilton Santos nasceu e foi criado na Ilha do Governador, na localidade denominada Flecheira. Diferente dos meninos de hoje, formados nas escolinhas de futebol, onde os técnicos são chamados de professor e ensinam fundamentos do futebol de forma didática, ele desenvolveu seu futebol de forma espontânea. Nilton Santos teve uma infância muito feliz. Flecheira era um paraíso para a molecada da época: jogava futebol na rua, pescava, nadava, apanhava frutos no quintal alheio, o que era uma preocupação para seus pais Pedro e Josélia. Na adolescência, passou a jogar futebol no Cruzeiro de Flecheira, time amador da ilha, jogando como ponta esquerda. Em 1946, alistou-se na Aeronáutica para prestar o Serviço Militar. Nas horas de lazer, praticava o futebol no Quartel. O Soldado 105, seu número de recruta, passou a ser observado como um atleta promissor. Um Oficial da FAB o levou para treinar no Botafogo, uma espécie de peneira para selecionar novos jogadores. O técnico do Alvinegro da época era Zezé Moreira, que observava os meninos. Zezé estava muito irritado, pois o time principal tinha perdido uma partida importante no domingo anterior ao treino. À beira do campo, ele resmungou: “Só o time perder aparecem novas porcarias para treinar. Já não bastam as que temos aqui.” Zezé, ainda sem muita paciência, perguntou quem jogava de beque (zagueiro). Na ânsia de serem notados, vários garotos levantaram o braço e Zezé disse que toda aquela pressa não era necessária, pois todos seriam testados naquela ocasião. Vendo a falta de paciência do Treinador, alguém, provavelmente da Direção do clube, aproximou-se e pediu para ele “pegar leve” com os moleques, pois o indicado do Major Honório estava entre os candidatos. O treino já estava pela metade quando Nilton Santos entrou como beque direito. No final das atividades, Zezé Moreira pediu para Nilton Santos comparecer no próximo treino. Só bastaram mais três treinamentos para o jovem soldado assinar um contrato profissional com o Glorioso e dar baixa no Serviço Militar. Nilton Santos realizou seu sonho e atuou no Clube da Estrela Solitária de 1948 a 1964, seu único clube da carreira.
Curiosidades:
Fez parte do elenco da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo FIFA de 1950, 1954, 1958 e 1962, tendo sido campeão mundial nas duas últimas.
Era conhecido como “enciclopédia do futebol brasileiro” pelo seu vasto conhecimento de futebol.
Depois que encerrou a carreira, escreveu o livro “Minha bola minha vida”, contando suas experiências no mundo do futebol.
Foi eleito em 2002 pela FIFA como o melhor Lateral Esquerdo de todos os tempos.
Especializou-se em contar casos engraçados do compadre e amigo Garrincha, companheiro de equipe no Botafogo e Seleção Brasileira.
Em 2000, época em que desenvolvia um projeto social com jovens por meio do futebol no Estado de Tocantins, o governo local lhe homenageou dando ao estádio localizado na cidade de Palmas, capital do estado, o nome Estádio Nilton Santos, inaugurado em 12 de outubro de 2000, com capacidade para 12.000 torcedores.
Foi homenageado com uma estátua localizada no Estádio Nilton Santos, conhecido também como Engenhão, onde o Botafogo manda os seus jogos.
Seleção Campeã Mundial da FIFA - 1958
Em pé: Vicente Feola (Técnico), Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gylmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e Ademildo Chirol (Preparador Físico).
Estátua do Nilton Santos no Engenhão
Falecimento: Ocorreu no dia 27 de novembro 2013, aos 88 anos, na Cidade do Rio de Janeiro. Nilton Santos sofria do mal de Alzheimer e foi vítima de infecção pulmonar.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário