Page Nav

HIDE
Terça, Abril 15

Pages

Você Precisa chamar o Corpo de Bombeiros? Veja dicas antes de ligar para o 193

  Ao acionar a corporação é importante ter em mãos um telefone de contato, endereço e saber diferenciar urgência de emergência. Saber como a...

 


Ao acionar a corporação é importante ter em mãos um telefone de contato, endereço e saber diferenciar urgência de emergência.

Saber como agir em situações de urgência e emergência pode salvar vidas. Ao acionar o Corpo de Bombeiros isso não é diferente, e pensando isso a Agência Brasília traz dicas para a população antes de acionar o 193, telefone de contato dos militares.

Arte: Agência Brasília

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao ligar para a corporação a pessoa deve informar o nome, contato telefônico e endereço completo da ocorrência, bem como explicar o que está ocorrendo. É importante também passar um ponto de referência de fácil localização, o que pode tornar a chegada do atendimento mais ágil.

Reconhecer se a situação é uma emergência ou urgência também colabora para o trabalho dos bombeiros. Urgência são situações onde há um perigo que, caso não haja atendimento, pode vir a se tornar uma emergência, como por exemplo o derramamento de óleo em via pública, construções com estruturas trincadas e a busca por desaparecidos.

Todas as ligações para a central de atendimento dos Bombeiros têm origem identificada; situações de trote podem render multa de até R$ 4 mil | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Já emergências são situações que não podem ser adiadas e precisam ser atendidas o quanto antes. Isso vale para queda de motocicleta, hemorragia, infarto, traumatismo craniano e afogamento, por exemplo.

“O atendimento pelo número 193 é destinado prioritariamente para emergências e urgências. Denúncias, reclamações, elogios e outras demandas não emergenciais podem ser feitas por meio dos canais de Ouvidoria dos Bombeiros e do GDF”, pontua o tenente-coronel Igor Muniz, do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF).

Vale ressaltar que todas as ligações têm origem identificada e situações de trote, se confirmadas, podem render multa de até R$ 4 mil, conforme o Decreto Distrital nº 44.427/2023.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Atualidades - Brasileirão Série C - 1ª Rodada 13.04.2025 – ...

Atualidades - Fase de Grupos 2ª Rodada 13.04.2025 – Domin...

Atualidades - Série A 3ª Rodada 13.04.2025 – Domingo

Em palesta em Dubai o governador Ibaneis destaca a transição...

Em audiência pública na CLDF debate nomear a estação de metr...

Agências do trabalhador no DF oferecem mais de 900 vagas de ...

Bolsa Maternidade ultrapassa 19 mil benefícios entregues des...

Governo de Minas reduz em mais de 70% o tempo de conclusão d...

Hortos comunitários promovem bem-estar físico e mental nas u...

Ação de acolhimento atende 44 pessoas em situação de rua, ne...