O Governo do Distrito Federal publicou, nesta terça-feira (26), no Diário Oficial , a criação do “ Programa de Desenvolvimento de Lidera...
Serão oferecidos workshops, cursos, palestras e atividades práticas que estimulem o protagonismo juvenil, a ética e o respeito à diversidade. Além disso, a Secretaria irá prestar auxílio na formação de Grêmios Estudantis, núcleos de representação dos estudantes que atuarão em conjunto com a gestão escolar para melhor atender aos estudantes.
“Identificamos a necessidade dos jovens em participar de forma mais ativa das tomadas de decisão do ambiente onde convivem todos os dias e não há lugar melhor para ensiná-los sobre respeito à diversidade, pluralismo de ideias e o desenvolvimento do senso crítico do que nas instituições de ensino. O governador Ibaneis Rocha entendeu essa necessidade e teve a sensibilidade em colocar esse projeto em ação. Para 2024, os jovens podem esperar maior visibilidade e a sua voz amplificada no que depender do nosso trabalho, pois estamos empenhados em projetar as suas vozes para as mudanças que desejam ver nas suas realidades com o apoio incondicional do governador”, planeja o secretário Rodrigo Delmasso.
Os líderes jovens têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico e social do DF, podendo contribuir para a criação de empregos, o estímulo ao empreendedorismo, a promoção da educação de qualidade e a melhoria dos serviços públicos, atendendo às necessidades da população.
As audiências públicas realizadas ao longo deste ano nas escolas de ensino médio da rede pública resultaram em contribuições importantes para as ações coordenadas pela Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF) voltadas para a juventude. Dentre as demandas apresentadas pelos jovens, a pasta recebeu pedidos de maior participação e influência nas melhorias que desejam ver no ambiente de estudo. Dessa forma, a Secretaria compartilhou ao governador Ibaneis Rocha a proposta da criação do Programa de Desenvolvimento de Liderança Jovem, o PDL.
Ações da SEFJ
Plano Distrital da Juventude (PDJ)
Além de matemática, português e aulas de inglês, os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do DF, também estão discutindo a próxima década de políticas públicas para a juventude e no lugar dos professores, são esses jovens que estão dando uma aula quando o assunto é democracia e participação no apontamento de propostas que impactarão a próxima geração de jovens a partir das suas próprias vivências. Foi assim para os 1.670 estudantes das escolas de ensino médio visitadas pela Secretaria da Família e Juventude do DF. Quase 2 mil jovens participaram das audiências públicas para a construção do Plano Distrital da Juventude (PDJ).
O debate acerca do Plano Distrital da Juventude (PDJ) promovido pela SEFJ em parceria com a Secretaria de Educação e Coordenações Regionais de Ensino, já conta com mais de 100 propostas apresentadas durante as dinâmicas realizadas em dez escolas visitadas. Uma experiência inédita para a maioria dos participantes e que aproxima as ações do Governo do Distrito Federal às pessoas que realmente usufruirão das políticas públicas a serem implantadas.
Conferências Regionais da Juventude
Em 2023, os jovens de oito escolas da rede pública de ensino médio de diferentes regiões administrativas do DF participaram ativamente das Conferências Regionais da Juventude, onde puderam apresentar propostas e soluções que irão pautar os rumos das políticas públicas voltadas para essa população de 15 a 29 anos de idade.
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF)
Nenhum comentário