Club The Strongest Bandeira da Bolívia Resumo histórico: O The Strongest foi fundado no dia 0...
Club The Strongest Bandeira da Bolívia
Resumo histórico: O The Strongest foi fundado no dia 08 de abril de 1908, na cidade de La Paz, por um grupo de amigos da classe média, recém saídos do cumprimento do serviço militar. Após reuniões, a maioria decidiu que a palavra strongest, que significa “forte” na língua inglesa, deveria estar inserida no nome do clube. Criado em princípio como Strongest Foot Ball Club, com o passar do tempo o nome mudou para The Strongest (o mais forte). Inicialmente foi discutido as cores da camiseta do time: surgiu a ideia de serem listadas nas cores verde e amarelo, o que não foi aceito. Acabaram optando pelas cores preto e dourado, fazendo referência às cores do Chayñita, ave nativa da região de La Paz.
Pássaro Chaynita
Em 1911, o Departamento de Futebol de La Paz organizou a Copa Prefeitura, que foi a primeira competição oficial da cidade de La Paz. O Título do Torneio foi conquistado pelo Strongest. Vários torneios amadores foram disputados pelo clube entre 1914 e 1949. Um dos destaques ocorreu na temporada de1930, quando o Clube Auri-negro conquistou o título de forma invicta, sem sofrer um único gol durante toda a competição. Durante o período semiprofissional, iniciado em 1954, o clube passou por uma fase técnica com poucas conquistas, com apenas dois títulos no Campeonato da Liga de La Paz (1963 e 1964). Em 1965, participou pela primeira vez de uma competição em nível internacional, disputando a Copa Libertadores da América.
Tragédia: Em 26 de janeiro de 1969, o avião que transportava a delegação do The Strongest desapareceu, coincidentemente no mesmo dia em que ocorreu um Golpe de Estado na Bolívia. Passou a ser considerado que a aeronave poderia ter sido abatida. Encontraram os destroços do avião a aproximadamente 100Km de La Paz. Os dezesseis jogadores e três integrantes da Comissão Técnica morreram no local da tragédia.
Recuperação Técnica: Na década seguinte, o clube se recuperou, voltando ao protagonismo do Futebol e conquistando alguns títulos. Com a criação da Liga Profissional da Bolívia, vieram os troféus, o primeiro deles logo no Torneio Inaugural da Liga em 1977 e outros três em 1986, 1989 e 1993. A partir de 2003, foram instituídos os torneios semestrais Apertura e Clausura, com diversas conquistas pelo Clube Auri-negro. O The Strongest atualmente figura dentre os grandes Clubes do Continente Sul-Americano e está sempre presente nas competições organizadas pela Conmebol.
Mascote: O Mascote do Club The Strongest é marcado pela figura de um tigre, para sintetizar o espírito estronguista de força persistência e garra.
Rivalidades: No início de suas atividades, o The Strongest tinha como seus concorrentes diretos o Colégio Militar (já extinto) e o Universitário de Sucre, até o surgimento do Bolivar em 1925, que se transformou em seu principal rival.
Universitário Sucre Bolivar (principal rival)
Escudos utilizados pelo Club The Strongest durante sua história:
Ídolos
Técnico:
César Farias
Jogadores:
Pablo Escobar Enrique Triverio Gabriel Sotomayor Luciano Ursino Walter Gargano
Time do The Strongest Vice-Campeão da Copa Sul-Americana – 2022
Localização: O The Stongest está sediado na cidade de La Paz capital da Bolívia.
Cidade de La Paz - Bolívia
Estádio: O Club The Strongest manda seus jogos no Estádio Rafael Mendonza Castellón, de sua propriedade, nome dado em homenagem a um dos presidentes mais atuante da história do clube. Tem Capacidade para 20.000 espectadores. Eventualmente utiliza o Estádio Hernando Siles, sede habitual da Seleção Boliviana.
Estádio Rafael Mendonza Castellón – Lá Paz
Coluna do Vidal
Nenhum comentário