Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital Por Delmo Menezes Honraria foi concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), propos...
Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital
Por Delmo Menezes
Honraria foi concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), proposta pelos deputados Iolando (MDB) e Hermeto (MDB).
Proposta pelos deputados distritais Hermeto (MDB) e Iolando Almeida (MDB), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) prestou homenagem, na noite desta quarta-feira (03/04), ao ex-presidente da República Michel Temer, ao secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, e ao conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Engels Muniz, com o título de Cidadãos Honorários de Brasília.
A cerimônia que ocorreu no auditório da CLDF, atraiu uma audiência numerosa. Dentre as autoridades, podemos destacar: o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); a vice-governadora Celina Leão (PP); os ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes; o presidente do TCDF conselheiro Michel; o presidente do TJDFT, desembargador Ângelo Canducci Passareli; o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz; deputados distritais, federais, autoridades do judiciário, executivo, além de familiares dos homenageados.
O governador Ibaneis enalteceu os homenageados, especialmente o ex-presidente Temer, reconhecendo sua trajetória política e seus relevantes serviços prestados ao país.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, contou que teve a oportunidade de trabalhar com os homenageados durante o governo de Michel Temer, quando foi ministro da Justiça. “Foi um presidente sério e trabalhador, que transitava pelos três poderes com grande capacidade de diálogo”, opinou, ao manifestar publicamente sua admiração por Temer. Alexandre de Moraes também apontou a trajetória jurídica “brilhante” de Gustavo Rocha e Engels Muniz.
Para o ministro Dias Toffoli, do STF, a solenidade mostrou um momento de alegria e descontração em que o DF reconheceu o trabalho fenomenal dos três homenageados.
Em suas palavras, Michel Temer expressou seu amor por Brasília, evidenciando a profunda conexão que estabeleceu com a capital brasileira ao longo de décadas. Por sua vez, Gustavo Rocha e Engels Muniz relembraram suas trajetórias e contribuições para a cidade, agradecendo a distinção conferida pela CLDF.
“A partir de hoje, sou um cidadão nacional”, afirmou Michel Temer, ao agradecer o título de Cidadão Honorário de Brasília. Ele descreveu seu sentimento de encantamento por Brasília, cidade onde viveu por 36 anos. “Me sinto enaltecido e honrado”, revelou. O ex-presidente fez, ainda, uma ampla defesa da Constituição Federal e dos princípios democráticos, em especial do princípio da paz.
Ao comentar sobre a sessão solene, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz, destacou a relevância dos homenageados e o legado deixado pelo ex-presidente Temer.
A presença do ministro do STF Alexandre de Moraes na cerimônia também foi marcante, ainda mais em tempos desafiadores para a democracia. Sua participação evidenciou o reconhecimento dos homenageados, especialmente do ex-presidente Temer que o indicou para o STF.
Michel Temer, nascido em São Paulo, teve uma trajetória marcada por diversos cargos políticos, incluindo a vice-presidência e a presidência da República. Gustavo Rocha, jurista e advogado reconhecido, contribuiu significativamente para a gestão pública do Distrito Federal, assim como Engels Muniz, com sua atuação no CNMP.
A concessão do título de Cidadãos Honorários de Brasília é uma forma de reconhecimento público da Câmara Legislativa do DF àqueles que, mesmo não sendo naturais da capital, deixaram um legado positivo e relevante para a sociedade brasiliense, enriquecendo sua história e contribuindo para seu desenvolvimento.
Da Redação do Portal de Notícias com as informações do site Agenda Capital
Nenhum comentário