Page Nav

HIDE

A Secretaria de Saúde do DF institui programa de cuidados a populações vulneráveis

   Portaria que regulamenta assistência foi divulgada nesta segunda-feira (27). Objetivo é realizar atendimentos em comunidades e áreas de d...

  Portaria que regulamenta assistência foi divulgada nesta segunda-feira (27). Objetivo é realizar atendimentos em comunidades e áreas de difícil acesso

Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde (SES-DF) instituiu, nesta segunda-feira (27), o Programa Expedição Cuidar. Por meio da iniciativa, ações itinerantes passam a levar atendimento multiprofissional, exames laboratoriais, medicamentos da farmácia básica e outros procedimentos a populações vulneráveis. A Portaria nº 255 foi divulgada em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O programa irá ofertar atendimento multiprofissional, exames, medicamentos e outros procedimentos em áreas com alta vulnerabilidade e de difícil acesso. Foto: Breno Esaki/Arquivo/Agência Saúde-DF

“Queremos oferecer serviços de assistência, prevenção e promoção à saúde em comunidades e regiões com maior dificuldade de acesso”, ressalta a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra França.

Trata-se de uma iniciativa que busca conectar programas de saúde itinerantes com as equipes de Saúde da Família, de Consultórios na Rua, de Saúde Bucal, de Práticas Integrativas e e-Multi. Segundo a coordenadora, as ações devem ser colocadas em prática ainda neste ano. “Estamos finalizando os preparativos logísticos e operacionais”, acrescenta.

Diretrizes

O Expedição Cuidar está alinhado aos princípios estabelecidos pela Lei Nacional nº 13.019/2014 e o Decreto Distrital nº 37.843/2016, que promovem a cooperação entre o poder público e as organizações da sociedade civil para alcançar finalidades de interesse público e recíproco.

A iniciativa se inspira ainda nas diretrizes do Programa Brasil Saudável - Unir para Cuidar, que visa eliminar doenças socialmente determinadas até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência Saúde-DF

Nenhum comentário

Pixel