Page Nav

HIDE

A Secretaria de Saúde do DF oferece curso para aperfeiçoar assistência nutricional da rede

    Objetivo é promover atualização profissional, com foco em situações clínicas da Atenção Secundária Lorena Santana, da Agência Saúde-DF |...

  Objetivo é promover atualização profissional, com foco em situações clínicas da Atenção Secundária

Lorena Santana, da Agência Saúde-DF | Edição: Natália Moura

Cerca de cem nutricionistas da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram, na manhã desta quarta-feira (29), de uma capacitação para aperfeiçoar a condução terapêutica e a prestação de serviços à população. O foco foi dado às situações clínicas previstas na Nota Técnica N.º 2/2021 SEI/GDF - 54620865 - Nota Técnica (saude.df.gov.br), que trata dos critérios de encaminhamento de pacientes aos ambulatórios de Nutrição, na Atenção Secundária.

Objetivo da capacitação é aperfeiçoar a condução terapêutica e a prestação de serviços nutricionais da rede pública. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Nefropatias, oncologia, geriatria e saúde materno-infantil foram os temas abordados durante o evento, que ocorreu no auditório externo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além de servidores dos dois níveis de atenção (Primária e Secundária), também estiveram presentes profissionais atuantes nos hospitais da rede.

“Buscamos fortalecer laços, em prol de uma nutrição mais eficaz e fortalecida. Temos expectativa de que essa jornada será repleta de aprendizado, inspiração e ideias”, compartilhou a gerente de Serviços de Nutrição (Gesnut) da SES-DF e uma das organizadoras do evento, Carolina Gama.

“Buscamos aqui fortalecer laços, em prol de uma nutrição mais eficaz e fortalecida”, diz a gerente de Serviços de Nutrição (Gesnut) da SES-DF, Carolina Gama. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Curso

Uma iniciativa da Gesnut, em parceria à erência de Educação em Saúde (GES) da SES-DF, a capacitação foi dividida em dois dias. No primeiro, realizado no início deste mês, foram tratados temas como obesidade, Transtorno do Espectro Autista (TEA), diabetes, doenças inflamatórias intestinais e doença celíaca.

Desta vez, a oportunidade de troca de conhecimentos foi o que atraiu a nutricionista do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) Sheila Borges a participar do curso. “Além do compartilhamento com profissionais que trabalham em unidades diferentes, é uma atualização científica com temas interessantes e que englobam as linhas de cuidados de diferentes grupos”, avalia.

Já para a servidora Fernanda Diab, lotada na Central de Nutrição Domiciliar (Cnud) da Gesnut, a atualização profissional é um dos principais motivos para integrar o curso. “Às vezes ficamos tão absorvidos no trabalho, que deixamos um pouco de lado a parte de educação continuada. É também uma chance de contribuir para a formulação de políticas dentro da nutrição da SES-DF.”

Para a servidora da Secretaria de Saúde Fernanda Diab, a atualização profissional é um dos pontos principais para integrar o curso. Fotos: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Atuação profissional

Na Atenção Primária à Saúde (APS), os nutricionistas compõem as equipes multiprofissionais e exercem atividades voltadas principalmente à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Já na Atenção Ambulatorial Secundária, os profissionais atendem os usuários de forma especializada. Na Hospitalar, são responsáveis pela terapia nutricional, prevenindo, tratando e minimizando a ocorrência da desnutrição hospitalar e, por consequência, reduzindo o tempo de internação e os gastos em saúde.

Há ainda atuação na Atenção Domiciliar, em que integram os Núcleos Regionais de Atenção Domiciliar (NRads) e levam qualidade de vida aos pacientes que necessitam de cuidados especiais em casa. Nos bancos de leite, os nutricionistas auxiliam na promoção e na proteção do aleitamento materno e na gestão de políticas públicas. Saiba mais no site da pasta.

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência Saúde-DF

Nenhum comentário

Pixel