Um pedido da comunidade local que é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública para a população. ...
Um pedido da comunidade local que é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade dos serviços de segurança pública para a população.
Por Samuel Barbosa
A pedido da comunidade do Núcleo Rural Alexandre de Gusmão, no Incra-08, na região de Brazlândia, o deputado Iolando (MDB) propôs uma indicação sugerindo ao Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal (GDF) a transformação do Posto Policial do Núcleo Urbano INCRA-8 em uma Base Integrada de Segurança Pública Comunitária. Essa iniciativa visa aprimorar a eficácia e a eficiência dos serviços de segurança pública na região rural de Brazlândia.
A Base Integrada de Segurança Pública Comunitária reunirá em um só local a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF). Essa estrutura integrada permitirá uma atuação mais coordenada e colaborativa entre as forças de segurança, facilitando o atendimento às demandas da população e promovendo um ambiente mais seguro para todos os moradores.
Segundo o autor da proposta, a base integrada proporcionará um atendimento mais ágil e eficiente às ocorrências, devido à proximidade e à cooperação entre as diferentes forças de segurança com suporte mais robusto para as ações preventivas e repressivas, aumentando a capacidade de resposta às emergências e prevenindo a criminalidade de forma mais eficaz.
De acordo com líder comunitário da região do Incra-08, J. Lima, o Neném, que sempre trabalhou junto ao deputado Iolando e aos órgãos do governo para viabilidade de implantação dos serviços, a integração de dados e sistemas permite que os agentes de segurança pública acessem informações de forma rápida e precisa, otimizando o tempo de resposta e a investigação de crimes. Isso pode levar à redução do tempo de resolução de casos, à diminuição da criminalidade e ao aumento da sensação de segurança da população.
Ainda segundo o documento, a proposta conta com o apoio de diversos órgãos do governo e tem sido objeto de despachos subsequentes que reforçam a sua importância e viabilidade.
No início do mês de junho, está prevista uma reunião para tratativas sobre o assunto com os dirigentes dos órgãos de segurança pública do DF, juntamente com o deputado Iolando, o Diretor de Apoio Rural da administração de Brazlândia, J. Lima, o Neném e a administradora de Brazlândia, Luciana Lima, entre outras autoridades.
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da ASCOM do deputado
Nenhum comentário