Page Nav

HIDE

SES-DF participa de oficina para implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde

  Documento atua como norte para planejamento das ações de vigilância em saúde Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalc...

 Documento atua como norte para planejamento das ações de vigilância em saúde

Larissa Lustoza, da Agência Saúde-DF | Edição: Willian Cavalcanti

Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram nesta semana (20 e 21) de oficina para implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O documento atua como norte para planejamento das ações de vigilância nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Oficina foi realizada para implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, que atua como norte para planejamento das ações. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Promovida pelo Ministério da Saúde, a oficina regional piloto teve a participação de gestores e trabalhadores da área de saúde. O evento contou com grandes debates e grupos para discussão e compartilhamento de experiências da organização da vigilância. A perspectiva é que as oficinas ocorram em todo o país.

Presente no encontro, o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, destacou como a reunião com diferentes entes auxiliou na reflexão sobre a PNVS. “O encontro amplia o escopo do cenário e traz a visão de outro estado e dos próprios técnicos do ministério sobre as fragilidades e potencialidades para fortalecer a integração da vigilância em saúde e a atenção primária”, destacou.

Participaram das oficinas representantes do DF e Goiás, do Ministério da Saúde (MS), universidades, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Participaram representantes do DF e Goiás, do Ministério da Saúde (MS), universidades, Fiocruz e outros órgãos. Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF

Também presente no evento, a diretora substituta de Vigilância Epidemiológica da SES-DF, Beatriz Maciel, avaliou que o encontro reforçou a integração entre as áreas. “Na oficina, ficou ainda mais claro o quanto é primordial a integração entre as vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental, do trabalhador e laboratorial, assim como a integração entre a vigilância e assistência para a implementação da política”, refletiu.

Publicada em 2018 pelo Ministério da Saúde MS, o PNVS define as diretrizes e estratégias para a vigilância em saúde. O objetivo do MS é consolidar a implementação da política no âmbito da gestão de saúde em todo o País.

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência Saúde-DF

Nenhum comentário

Pixel