Page Nav

HIDE

8ª Semana da CGDF discute combate à corrupção e controle interno

  As palestras abordaram ainda benefícios da governança de dados e promoção da integridade. No quarto dia da 8ª Semana de Controle da Contro...

 


As palestras abordaram ainda benefícios da governança de dados e promoção da integridade.

No quarto dia da 8ª Semana de Controle da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), as palestras abordaram a atualização de assuntos relacionados ao combate à corrupção nos âmbitos nacional e internacional, ao gerenciamento de dados e ao controle interno. As apresentações, no auditório da Escola de Governo do DF (Egov), também foram transmitidas online, no canal da CGDF no YouTube.

Três explanações marcaram as atividades do evento promovido pela Controladoria-Geral do DF | Foto: Divulgação/CGDF

Os palestrantes foram o secretário de Integridade Privada da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcelo Pontes; o diretor de Infraestrutura do Governo Digital no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MIG) e presidente do Comitê Central de Governança de Dados, Renan Gaya, e os auditores Marcelo Maciel e Liane Angoti, do Controle Interno da CGDF.  

A tarde começou com a palestra “Agenda do Brasil no âmbito do G20 para o combate à corrupção e promoção da integridade”, durante a qual Marcelo Pontes ressaltou: “É muito importante a gente reconhecer que o setor público tem um dever relevante no enfrentamento à corrupção e na promoção da integridade, mas existe outro setor que está diretamente relacionado a essa temática, que é o setor privado”. 

Já na palestra “Quais os benefícios da governança de dados?”, Renan Gaya falou sobre o conjunto de processos e estruturas que uma organização implementa para gerenciar e proteger seus dados. “Perdemos cerca de 15 minutos apenas preenchendo formulário e apresentando documento; não precisa ser assim se houver a inter-relação de dados”, afirmou.  

Marcelo Maciel e Liane Angoti, por sua vez, falaram sobre técnicas simples e eficazes para fortalecer a integridade, eficiência e transparência no serviço público. Durante a explanação, os auditores abordaram as três linhas de auditoria interna e demonstraram  como ocorre a aplicação do controle interno no governo por meio de exemplos que expõem o impacto do trabalho da CGDF na vida da sociedade.

Da redação do Portal de Notícias com informações da Controladoria-Geral do DF

Nenhum comentário

Pixel