Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF O combate à violência contra a mulher e os desafios da representatividade feminina na política foram a...
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF
À frente da Procuradoria Especial da Mulher da CLDF, a deputada Dayse Amarilio (PSB) destacou a transversalidade do tema, que engloba, inclusive, a violência virtual contra meninas e mulheres, questão que será debatida em audiência pública nesta tarde no plenário. “Momentos como este representam resgates históricos”, afirmou, ao acrescentar que “só conseguiremos superar esses desafios de maneira conjunta”.
Os esforços em conjunto para dirimir a violência contra as mulheres foram endossados pela secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, que observou a importância da continuidade das semanas legislativas pela mulher.
Para o secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, a violência simbólica é calcada no machismo estrutural. Enquanto houver feminicídio e violência contra mulheres e meninas, a temática permanecerá, ressaltou.
Representatividade
Na mesma linha, a diretora da Elegis, Jane Marrocos, salientou a necessidade da ocupação de espaços pelas mulheres. Ela lamentou a baixa representatividade feminina no legislativo, comparada ao montante da população. Marrocos também discorreu sobre as atividades da Elegis, voltada à educação para a cidadania, e a programação da 5ª Semana Legislativa pela Mulher da CLDF.
Intercâmbio
Ao elogiar a programação, a diretora do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, Mariana Barreiras, defendeu o intercâmbio entre as escolas legislativas. Ela anunciou a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, nos dias 1º e 2 de julho, em Maceió (AL), que buscará “o olhar feminino sobre temas globais”. O P20 é o colegiado dos parlamentares dos 19 países do bloco G20, além do Brasil.
Avanço em políticas para mulheres requer mais participação feminina na política, pregam deputadas
Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Agência CLDF
Nenhum comentário