Page Nav

HIDE

O Projeto Conexão Mata Atlântica do Governo de Minas Gerais entrega resultados em Minas superando metas

  Equipe atuou em 175 propriedades rurais da Zona da Mata, com cercamento de nascentes, doação de mudas e plantio, além da capacitação de ma...

 


Equipe atuou em 175 propriedades rurais da Zona da Mata, com cercamento de nascentes, doação de mudas e plantio, além da capacitação de mais de mil pessoas.

Coordenado em Minas Gerais pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Projeto Conexão Mata Atlântica finaliza seus trabalhos após sete anos, com execução que superou expectativas e beneficia a preservação ambiental no estado. 

O objetivo de promover a recuperação e a preservação dos serviços ecossistêmicos associados à biodiversidade e  aumento do estoque de carbono em áreas prioritárias do corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira segue com efeito para esta e futuras gerações. 

O Conexão Mata Atlântica finaliza as ações propostas em Minas com o atendimento de 175 propriedades rurais da Zona da Mata Mineira, atendidas com cercamento de nascentes, doação de mudas e plantio, além da capacitação de mais de 1 mil pessoas entre produtores e sindicatos rurais, técnicos de prefeituras e alunos de escolas rurais.

Estrutura
 

A iniciativa contou com ações estruturadas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, promovidas pelos governos federal e estaduais, com apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environmental Facility – GEF). 

O projeto tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) como executora financeira. 

Nesse período, foram destinados ao Governo de Minas Gerais U$4,33 milhões de dólares para execução das atividades. Em Minas, ele é executado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), por meio do IEF; pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) e pela Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg).

Alcance

As ações envolveram a restauração de florestas nativas e de áreas produtivas nas sub-bacias do Rio Pomba e Muriaé e dos rios Preto e Paraibuna, localizados na Zona da Mata. 

Essas sub-bacias hidrográficas foram priorizadas devido à importância na contribuição de água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, sendo utilizadas para o abastecimento urbano. 

A meta era a recuperação ambiental de 1.005 hectares, mas a expectativa foi superada com a entrega, em 2024, de 1.542 hectares recuperados.

“Por meio do projeto foi possível atuar na Zona da Mata Mineira, onde tivemos recuperação ambiental de propriedades com o plantio de mudas nativas e exóticas, a implementação de sistemas agroecológicos e agroflorestais, e capacitações em uso sustentável da água e do solo”, disse o coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica em Minas e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki.

Resultados 

Em reunião realizada nesta semana em Brasília, os técnicos do IEF e o coordenador do projeto, Marcelo Araki apresentaram os bons resultados que coroam esse encerramento. 

“O Conexão foi um grande desafio. Logo no início da execução veio uma pandemia, mas o projeto nunca parou e o sucesso e os bons resultados só foram possíveis pelo intenso envolvimento dos técnicos do IEF e das propriedades inscritas no projeto”, ressaltou Araki. 

Além dos representantes do IEF, foram ao encerramento os produtores rurais Jorge Augusto de Faria Filho e Luzia Eleno, Ricardo Faria e André Amaral.

Para a diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Marina Dias, o Projeto Conexão Mata Atlântica representou um marco para o  Minas Gerais. 

“Por meio dele foi possível colocar em prática técnicas de conservação e restauração ambiental considerando, além dos aspectos ambientais, as questões sociais e econômicas das propriedades fomentadas pelo projeto”. 

Animada com os resultados, Marina já pensa em novos desafios. 

“Essa experiência é muito indicada para outras regiões do estado. Agora é o momento de buscarmos novas parcerias e desenvolvermos novos projetos que esperamos que sejam tão bem-sucedidos como o Conexão”, finalizou.

Da redação do Portal de Notícias 

Nenhum comentário

Pixel