Page Nav

HIDE

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL BOVINOCULTURA DE CORTE - Início da nova temporada do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo

    ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL BOVINOCULTURA DE CORTE Capacitação marca o início da nova temporada do Programa de Inseminação Artificia...

  


ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL BOVINOCULTURA DE CORTE

Capacitação marca o início da nova temporada do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo 

 

Confira os vídeos: https://we.tl/t-Bjmn7nMV5D

 “Aperfeiçoamento Técnico sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF)” foi o foco do encontro que reuniu, durante dois dias de atividades, equipes técnicas e prestadores de serviço do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte de Santa Catarina, na última semana (4 e 5), em Erval Velho, no meio-oeste catarinense. A iniciativa foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). 

O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas entre técnicos de campo e prestadores de serviços, além dos supervisores técnicos que acompanham e monitoram todo o trabalho na ponta.  A programação envolveu palestras, debates e alinhamento sobre IATF.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, contou sua trajetória e falou sobre o sucesso da ATeG na área de pecuária de corte e nas demais cadeias produtivas atendidas. Destacou a importância de atualizar conhecimentos sobre Inseminação Artificial em Tempo Fixo para garantir a excelência na produção e valorizou o comprometimento de toda a equipe para a conquista de resultados cada vez melhores. “Foi uma programação produtiva que, aliada às demais ações da Assistência Técnica e Gerencial, impactarão positivamente nas comercializações nas feiras, leilões e exposições de todo o estado”, complementou. 

As atividades foram conduzidas pela coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, que destacou os expressivos resultados do Programa IATF desde que foi implementado e falou sobre os próximos passos da iniciativa. “Nosso principal objetivo foi aperfeiçoar e alinhar conhecimentos para a execução de uma nova temporada do IATF que inicia neste mês e vai até abril do próximo ano”.

Paula realçou, ainda, que a ATeG atende mais de 2.000 produtores com foco na gestão e a iniciativa contempla um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo. “O objetivo é fazer com que o produtor tenha um ganho genético com inseminação por meio de sêmen de animais melhorados para que o produtor tenha um resultado melhor na sua produção”, explicou ao frisar que, em parceria com os Sindicatos Rurais de Santa Catarina, o trabalho é executado desde 2016 com efeitos expressivos.

O técnico de campo da ATeG, Alex Teixeira Stanck, atua na região do litoral pelo Sindicato Rural de Massaranduba e atende propriedades de cria, recria e engorda. “Na bovinocultura de corte realizamos o IATF e os resultados têm sido bem satisfatórios. Nessa última estação a taxa de prenhez média de todas as propriedades atendidas foi de 80%. Esse é um trabalho contínuo realizado todo o ano e a tendência é melhorar mais esses índices”, frisou.

Na visão de Alex, o evento foi fundamental para a atualização de conhecimentos sobre os protocolos, as mudanças hormonais, doses, entre outros. “Executamos um trabalho na ponta e, por isso, esse suporte que o Sistema Faesc/Senar oferece é importantíssimo para todos nós”.

Para o supervisor regional do Senar/SC no meio-oeste, Jeam Carlo Palavro, a capacitação dos profissionais que atuam no Programa de IATF junto ao ATeG é essencial para que atuem de forma alinhada e com conhecimento sobre as inovações da área. “Buscamos cada vez mais informações para fazer com que o produtor rural consiga maiores taxas de prenhez, melhores ganhos de pesos de bezerros e mais quilos de carnes produzidas por hectare/ano. Nosso objetivo é fazer com que a pecuária de corte faça a diferença e que os produtores consigam obter os resultados almejados”. 

Também estiveram presentes os supervisores técnicos Pablo Henrique AmbrósioTaiane Plautz PscheidtGuilherme Romani de Mello, Fernando Schneider, Leandro Simioni, Fernando da Silveira, Célio Castello de Souza, Rafael Loregian, Jaison Buss, Gerson da Cunha e Bruno Zanete Nesi.

PALESTRAS

A programação contou com palestras do doutor em Biologia reprodutiva Rogério Ferreira, que abordou o tema “Fundamentos da anatomia e fisiologia da reprodução bovina” e do especialista em reprodução animal Márcio de Oliveira Marques que falou sobre “Procedimentos operacionais padrão da inseminação artificial por tempo fixo” e “Análise e controle de resultados”.


 

Foto 03 – Presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou a importância da iniciativa. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).

 


Foto 04 – Evento reuniu cerca de cem pessoas entre técnicos, prestadores de serviços e equipe do Sistema Faesc/Senar. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).

 


Foto 05 – Programação incluiu palestras e alinhamento das atividades do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).


 

Foto 06 – Programação incluiu palestras e alinhamento das atividades do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).


 

Foto 07 – Evento visou o aperfeiçoamento técnico do Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).

 


Foto 08 – Representantes do Senar/SC e das equipes técnicas da ATeG Bovinocultura de Corte. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).

 


Foto 09 – Representantes do Senar/SC e das equipes técnicas da ATeG Bovinocultura de Corte. (Foto: Silvania Cuochinski/MB Comunicação).

 


MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Jornalista Responsável – Marcos A. Bedin – MTE SC 00085-JP
Rua Nilópolis, 251 D - Bairro Universitário - 89814-510 - Chapecó/SC

 

Nenhum comentário

Pixel