Tuna Luso Brasileira Mascote – Águia Fundação: A Tuna Luso Brasileira foi fundada na cidade de...
Tuna Luso Brasileira Mascote – Águia
Fundação: A Tuna Luso Brasileira foi fundada na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, no dia 01 de janeiro de 1903.
Resumo Histórico: A tuna Luso Brasileira, é uma agremiação esportiva de origem portuguesa. Tudo começou com a chegada do cruzador português “Dom Carlos”, que ancorou no Porto de Belém. A visita do garboso navio proporcionou muitas festividades na cidade e diversas homenagens. Durante os festejos, um grupo de jovens portugueses, trabalhadores do comércio local, se reuniram no estabelecimento comercial denominado Café Apoio e o Sr. Antônio Augusto Lobo propôs a fundação de um conjunto musical para abrilhantar festas cívicas, recreativas e de beneficência. Outras reuniões foram realizadas na residência do Sr. Antônio Lobo, onde ficou definido que o Grupo Musical se chamaria Tuna Luso Caixeiral. Tuna significa Orquestra ou conjunto popular. Luso faz referência à nacionalidade de seus fundadores (Portugal) e Caixeiral refere-se aos integrantes que trabalhavam no comércio e eram conhecidos como Caixeiros. Assim começou a história do que vinha a ser um grande e tradicional clube do futebol brasileiro. No início de suas atividades, o Clube era denominado Real Tuna Luso Caixeiral, por ação do Rei de Portugal D. Carlos I. Em 05 de outubro de 1910, o título Real foi retirado, em função da Proclamação da República Portuguesa. Em 1926, houve outra mudança no nome da agremiação, que passou a se chamar Tuna Luso Comercial, e finalmente em 1967 passou a ser conhecida como Tuna Luso Brasileira, nome que ostenta até os dias de hoje. A trajetória esportiva do clube só aconteceu em 1906, por iniciativa de um grupo desportista liderado por Antônio Lobo, Artur Nicolau da Costa, Francisco de Oliveira Simões, Antônio Frazão Salgueiro e João Gonçalves, a partir da extinção do Yale Clube, atuando de forma vitoriosa nas competições náuticas. O futebol só chegou ao Clube em 1915, de forma amadora, apenas para o lazer dos sócios e de convidados. Nas comemorações relativas a 05 de outubro, aconteceu o primeiro jogo realizado contra o Grêmio Lusitano e a Tuna Luso conquistou a sua primeira Taça. Somente em 1930, a Tuna passou a disputar de forma oficial competições de futebol, conquistando em 1937 o primeiro título estadual de forma invicta e na temporada seguinte o bicampeonato. Em 1947, fez uma excursão ao Paramaribo (Suriname), antiga Guiana Holandesa, para disputar um torneio em homenagem à Princesa Guilhermina da Holanda, conquistando o Torneio de forma invicta com 4 vitórias e um empate. Com a conquista do Paraense de 1958, foi indicado para representar o Estado do Pará na Taça Brasil de 1959, oficializado pela CBF como o primeiro campeonato brasileiro da Série A que foi conquistado pelo Bahia.
Localização: O Tuna Luso Brasileiro está sediado na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, rica em eventos religiosos e culturais, como o Cirio de Nazaré que anualmente, desde 1793, reúne milhares de fiéis católicos no mês de outubro e o Carimbó, uma dança de roda típica da região.
Cidade de Belém – Pará
Cirio de Nazaré – evento religioso
Carimbó – dança de roda típica do Pará
Estatística:
- Competições:
- Campeonato Paraense da 1ª Divisão.
Nenhum comentário