Page Nav

HIDE

A Secretaria de Saúde do DF oferta serviços em ação do GDF Mais Perto do Cidadão em Santa Maria

  Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde Evento foi realizado durante dois dias e disponibilizou vacinas, testes rápidos...

 


Karinne Viana, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde

Evento foi realizado durante dois dias e disponibilizou vacinas, testes rápidos, consultas e prática integrativa em saúde.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ofereceu, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), diversos serviços de saúde à população de Santa Maria durante a 33ª edição do programa “GDF Mais Perto do Cidadão”. Entre os serviços disponibilizados estavam testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), vacinação antirrábica para cães e gatos e sessões de auriculoterapia. Também foram realizados atendimentos de pediatria, clínica médica, odontologia, além da aplicação de mais de 99 doses de vacinas do calendário adulto e infantil.
 

Na área da saúde, foram ofertados serviços de vacinação, testes rápidos, consultas médicas e sessões de auriculoterapia. Foto: Ualisson Noronha / Agência Saúde-DF. 

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a importância da “condução do nosso governador Ibaneis Rocha, para que as secretarias atuem e promovam as entregas das políticas públicas. E nessa ação, GDF Mais Perto do Cidadão, que chega em sua 33° edição, a SES, vem juntamente com a Sejus fazendo as entregas de saúde, pela prevenção, reabilitação, em especial com os imunobiológicos, as entregas das vacinas. Essas ações extramuros são valorosas e valiosas para a área da saúde. Fazemos parte da prevenção, do movimento nacional, realizando trabalho entrelaçado, todos juntos, porque dá dignidade à população.”

A moradora da região Selma Batista, 49, aproveitou o momento para levar o neto, João Miguel, 5, na consulta pediátrica. “É maravilhoso ter esses serviços pertinho de casa. Trouxe meu neto e tenho certeza que vamos sair daqui encaminhados para o tratamento que ele precisa”, disse.
 

A moradora da região Selma Batista, 49, aproveitou o momento para levar o neto, João Miguel, 5, na consulta pediátrica. Foto: Ualisson Noronha / Agência Saúde-DF. 

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, “a importância deste momento em que o Governo do Distrito Federal oferta para a população diversos tipos de serviços e a Secretaria de Saúde se faz presente. Ofertamos serviços ao cidadão, facilitando o acesso, por exemplo, a vacinação tanto humana quanto animal. É um momento em que as pessoas têm acesso em um único lugar a vários serviços oferecidos pelo Governo do Distrito Federal e pela Secretaria de Saúde. Isso dá visibilidade às pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a esses serviços no dia a dia.”   

Quem também se beneficiou foi o autônomo Gustavo Cruz, 22, que atualizou seu cartão de vacina. “Estou achando a ação muito legal, pois nem sempre temos disponibilidade para ir nos postos de saúde e aqui fica mais fácil. Aproveitei para tomar a vacina contra a gripe e a antitetânica”, comemorou.
Segundo a gerente de Atenção Primária (Gsap), Joelma Batista, o programa facilita o acesso da população aos serviços de saúde. “Durante a semana, muitas pessoas não conseguem buscar atendimento por falta de tempo, e esse evento oferece importante solução para esse problema", explicou.

Nos dois dias de evento, foram realizados 1.014 atendimentos em saúde, como 68 testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, 200 aplicações de vacinas antirrábicas para animais domésticos, além de 90 consultas médicas, 76 procedimentos de  auricoterapia, 96 aferição  de pressão e distribuição de 585 kits odontológicos. Washington Luís Silva, 21, levou seus cães Spiky e Safira para receberem o imunizante. “O fato de a Secretaria de Saúde oferecer essa vacina de forma gratuita é um grande benefício para a comunidade, pois muitas pessoas não teriam condições de pagar por ela. Já trouxe meus cachorros para vacinar e acho que todo mundo deveria aproveitar essa oportunidade”, declarou.
 

Washington Luís Silva, 21, levou seus cães Spiky e Safira para tomarem a vacina antirrábica. Foto: Ualisson Noronha / Agência Saúde-DF.

Ação conjunta

O evento é organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), no qual serviços e atividades de lazer são oferecidos por diferentes órgãos públicos do DF. Até a edição anterior, na Estrutural, já foram contabilizados cerca de 225 mil atendimentos desde o início de 2023. A SES-DF participa apoiando a atividade por meio da assistência na área da saúde.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel