Taça Brasil Campeonato Brasileiro Série A - 1968 13ª Edição Campeão Vice-campeão ...
Taça Brasil
Campeonato Brasileiro Série A - 1968
13ª Edição
Campeão Vice-campeão
Botafogo (1º Título) Fortaleza
Resumo histórico da competição: O Campeonato Brasileiro de 1968, originalmente denominado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atualmente Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Taça Brasil, foi a 13ª Edição do Campeonato Brasileiro, com a participação de 23 clubes, o campeão e o vice-campeão de 1967, mais 21 campeões indicados pelas respectivas Federações Estaduais. Inicialmente, a CBF pretendia indicar o campeão e vice-campeão dessa edição como representantes brasileiros para a disputa da Copa Libertadores da América de 1969. Porém, com problemas ocorridos no calendário de 1968 não haveria tempo útil para a competição em andamento terminar um pouco antes do início da Libertadores. Como havia uma outra competição paralela, também em nível nacional, acontencendo, a CBD, em caráter especia,l resolveu indicar os dois melhores classificados do Torneio Roberto Gomes Pedrosa como representantes brasileiros na Competição Continental, em substituição ao Campeão e Vice Campeão da Taça Brasil. No entanto, por falta de acordo entre a CBD e a Conmebol, o Brasil terminou não participando das Copas Libertadores da América de 1969 e 1970.
Decisão: A Taça Brasil 1968 foi concluida em 1969, com jogos de ida e volta.
Artilheiro: O artilheiro da competição foi o jogador Ferretti, atacante do Botafogo, com 7 gols marcados.
Ferretti – Atacante do Botafogo
Reconhecimento
Em 2010: a Confederação Brasileira de Futebol (CBF, reconheceu como Campeonato Brasileiro de Futebol todas as competições oficiais em nível nacional disputadas a partir de 1959, exceto a Copa do Brasil, que teve a sua 1ª edição em 1989.
Em 2023: Em documento assinado em 25 de agosto, pelo Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Ednaldo Rodrigues Gomes, através da resolução da Presidência nº 003/2023, a CBF “reconhece o Torneio dos Campeões como campeonato Brasileiro de 1937 e, com isso o Clube Atlético Mineiro – CAM o Campeão Brasileiro daquele ano”. Passou então a ser considerada a 1ª Edição do Campeonato Brasileiro.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário