Paulinho de Al...
Paulinho de Almeida Internacional Início de Carreira
Nascimento: Paulo Almeida Ribeiro nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 15 de Abril de 1932.
Resumo Histórico da Carreira de Jogador: Paulinho de Almeida atuou no futebol como lateral direiro, primeiro no time amador do Partenon e depois no Internacional de Porto alegre, onde iniciou sua carreira profissional. Foi um jogador habilidoso, dotado de um bom domínio de bola e muito eficiente na marcação. Devido a sua postura de lider e rapidez em campo, e por ter os dentes incisivos salientes em relação ao alinhamento de sua arcada dentária superior, foi apelidado na época em que jogou no Inter como “Capitão Piranha”. Sua carreira de futebol, durou apenas 14 anos e só jogou profissionalmente no E.C. Internacional Portoalgrense e no Vasco da Gama da cidade do Rio de Janeiro. Na Seleção Brasileira, Jogou 9 partidas e obteve 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Defendendo a Seleção Canarinho, foi campeão da Copa O’Higgins, Osvaldo Cruz e da Copa Rocca entre 1955 e 1957. Ao encerrar sua carreira em 1964, passou a exercer a função de Treinador nas categorias de base do Clube Cruzmaltino de São Januário.
Curiosidades:
Assinou o seu primeiro contrato profissional em 1951.
Foi tricampeão gaúcho jogando pelo Internacional de Porto alegre.
Foi considerado o melhor lateral direito da história do Internacional em 3 pesquisas feitas pela Revista Placar nos anos de 1984, 1994 e 2006.
Encerrou sua carreira de jogador de futebol em 1965 no Vasco da Gama.
Foi um dos fundadores da ABTF – Associação Brasileira de Treinadores de Futebol.
Como treinador pronunciou uma frase que ficou famosa no futebol: “O jogador de Futebol conheço no arriar da mala”, referindo-se ao jogador novo que chegava de viagem no time em que Paulinho era treinador, para iniciar a carreira de jogador profissional de futebol.
Como Jogador: Iniciou sua carreira profissional de jogador aos 18 anos no Internacional de Porto Alegre, encerrando a Carreira no Vasco da Gama.
Time do Vasco da Gama – Campeão Carioca de 1958
Como Técnico: Após encerrar a carreira de jogador no Vasco da Gama, passou a exercer a função de Técnico de Futebol.
Falecimento: Faleceu no dia 11 de junho de 2007, na cidade de São Paulo, aos 75 anos, vítima do mal de Alzheimer.
Nenhum comentário