Botafogo Bandeira do Estado do Rio de Janeiro Resumo Histórico Remo: Em 1891, contando com a part...
Botafogo Bandeira do Estado do Rio de Janeiro
Resumo Histórico
Remo: Em 1891, contando com a participação de membros egressos do clube de Regatas Guanabara, o Grupo de Regatas Botafogo foi fundado pelo remador Luiz Caldas, também conhecido como Almirante. Após a prisão de Caldas, por consequência do episódio conhecido como Revolta da Armada, e sua posterior morte, os sócios remanescentes do grupo se reuniram para regulamentar a criação do clube, contando em princípio com 40 sócios. Em 01 de julho de 1894, foi fundado o Clube de Regatas Botafogo na modalidade de remo. O clube ganhou esse nome motivado pela Enseada de Botafogo, local onde competiam seus barcos. Na época, era um clube multivencedor em competições náuticas, com destaque para a prática do remo.
Futebol: O Botafogo FR, como outros grandes clubes do futebol brasileiro, teve origem em Agremiações que praticavam modalidades náuticas. Hoje o clube é conhecido internacionalmente através do futebol. Em 1904, quando surgiu, o Botafogo Football Club já existia o Clube de Regatas Botafogo. A fusão entre os dois clubes foi motivada por uma tragédia ocorrida em 11 de junho de 1942, quando e o Clube de Regatas e o Clube de Futebol disputavam uma partida de Basquetebol válida pelo Campeonato Carioca da modalidade. O atleta Armando Albano, um dos jogadores do Botafogo Football Club e da Seleção Brasileira, saiu atrasado do trabalho e chegou à quadra com a partida já em andamento, no final do primeiro tempo. Durante o intervalo, Armando se abaixou para pegar uma bola e caiu desfalecido na quadra. Prontamente, o atleta foi levado ao vestiário e a partida recomeçou. Porém, alguns minutos tentando trazê-lo de volta à vida, a notícia de sua morte interrompeu o confronto, quando o placar marcava 23-21 em favor do clube de futebol. A decisão de parar o jogo foi tomada pelo Botafogo de Regatas, que abdicou da disputa para que Albano tivesse como homenagem uma última vitória. Envolvidos em uma profunda atmosfera de comoção, optaram pela união dos clubes. Duas frases marcantes foram eternizadas na época:
“Nas disputas entre os nossos Clubes só pode haver um vencedor, o Botafogo.”
Eduardo Góis Trindade, Presidente do Botafogo Football Clube
“O que mais é preciso para que os nossos dois clubes sejam um só?”
Augusto Frederico Schmidt, Presidente do Clube de Regatas Botafogo
A partir dessa data, começaram os procedimentos para a fusão, o que foi oficializado seis meses depois. Surgia, então, o Botafogo de Futebol e Regatas. Em 1906, o Botafogo conquistou o primeiro troféu da história, a Taça Caxambu, que foi a primeira competição de futebol da Cidade do Rio de Janeiro. No mesmo ano, o clube alvinegro participou da Primeira Edição do Campeonato Carioca de Futebol, terminando a competição na 4ª colocação. A primeira vitória na competição foi contra o Bangu, pelo placar de 1 X 0, com o gol marcado por Gilbert Leon Hime no Campo da Rua Guanabara.
Botafogo Bangu
1 x 0
Gilbert Hime (autor do gol)
Em 1907, o Botafogo viveu a primeira polêmica de sua história. Ao término do Campeonato Carioca daquele ano, o Botafogo empatou em pontos na classificação final com o Fluminense, mas tinha o saldo de gol inferior. O rival se declarou Campeão. O Botafogo contestou o resultado por conta de seu último jogo, contra o Internacional que não compareceu para disputar a partida e o Alvinegro venceu por W.O, sem ter saldo de gol contabilizado. Sentindo-se prejudicado por não ter tido oportunidade de marcar gols, solicitou uma partida extra contra o Fluminense com finalidade de decidir o título. O Tricolor Carioca não aceitou a oferta, uma vez que se declarava campeão, baseado no Estatuto da Liga Metropolitana de Football, que previa o desempate no saldo de gol. No entanto, o Estatuto não tinha valor como Regulamento e a decisão daquela competição se arrastou por 89 anos. Finalmente, em 1996 tanto o Fluminense como o Botafogo foram declarados Campeões de 1907. Em 1936, o Botafogo fez sua primeira excursão internacional para disputar amistosos nos Estados Unidos e no México. Em 9 partidas disputadas, conquistou 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Entre os anos de 1950 e 1960, o Botafogo viveu um de seus períodos mais áureos em sua recente história, pois contava com um plantel de jogadores recheados de craques: Manga, Zagallo, Didi, Quarentinha, Amarildo, Roberto Miranda, Paulo César Caju, Sebastião Leônidas, Paulo Valentim, Rogério, Gerson e Carlos Alberto. Além desses, os maiores ídolos da história jogaram nessa época como Nilton Santos, considerado o maior Lateral Esquerdo de todos os tempos, e Garrincha, apontado por muitos como o melhor jogador de futebol da história.
Evolução dos escudos do Botafogo FR
Ídolos
Técnicos
Carlito Rocha Zagallo João Saldanha
Valdir Espinosa Paulo Autuori Cuca
Jogadores
Heleno de Freitas Nilton Santos Garrincha Manga
Quarentinha Amarildo Gerson Marinho Chagas
Localização: O Botafogo FR está sediado no Rio de Janeiro, que é cidade brasileira mais conhecida no exterior e o maior destino turístico de visitantes.
Cidade do Rio de Janeiro
Estádio: O Botafogo de Futebol e Regatas manda seus jogos no Estádio Municipal Nilton Santos, construído com a finalidade de sediar as competições de futebol e atletismo dos Jogos Pan-Americanos realizados na Cidade do Rio de Janeiro. Tem capacidade para 44.661 espectadores e foi inaugurado no dia 30 de junho de 2007, com o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro entre Fluminense e Botafogo e a vitória do Botafogo pelo placar de 2 X 1. O sonho do Botafogo de ter seu próprio estádio virou realidade em agosto de 2007, quando o Clube de General Severiado venceu a licitação realizada pela Prefeitura. O clube então passou a mandar seus jogos no local. Em 2015, a pedido dos seus dirigentes, o nome fantasia foi alterado para Estádio Nilton Santos, em homenagem ao ídolo do clube conhecido como “A Enciclopédia do Futebol Brasileiro”.
Estádio Olímpico Nilton Santos – Engenhão - Rio de Janeiro
Jogo Inaugural do Engenhão
2 X 1
Nenhum comentário