Série de atividades contou com oferta de vacinas, testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia, além da demonstração do Samu ...
Série de atividades contou com oferta de vacinas, testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia, além da demonstração do Samu em primeiros socorros
Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Camila Rodrigues
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) participou nesta quarta-feira (7) de uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado no último dia 5. A ação em parceria com o Ministério da Saúde (MS) ocorreu ao longo do dia no estacionamento lateral do prédio da pasta, na Esplanada dos Ministérios.
A chefe de gabinete, Camila Ribeiro, destacou a relevância da data. “É um evento de grande importância em que buscamos qualidade e garantia de acesso, atuando ainda no aumento das coberturas vacinais. A Secretaria de Saúde tem feito um movimento constante de levar a vacina onde a população está e essa ação é mais uma parceria de sucesso”, ressaltou.
A programação contou com Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como massagem e auriculoterapia — aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde —, práticas laborais, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para diagnóstico de doenças como HIV/aids, sífilis e hepatite, e demonstração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em primeiros socorros com técnicas de desobstrução de vias aéreas e de compressão cardíaca e reanimação. Houve ainda a aplicação de vacinas como covid-19, influenza, hepatite B, febre amarela e tríplice viral para a atualização da caderneta tanto de servidores quanto da comunidade, além da presença do Zé Gotinha.
Luiz Carlos da Silva, analista do MS, aproveitou a ocasião para realizar exames preventivos e tomar vacina contra a gripe. “É um evento agregador. Acho que é uma ótima chance para a atualização da vacinação, dos exames preventivos e possibilita ainda o conhecimento de algumas áreas de primeiros socorros”, pontuou. Já o contador Claudivan Januário da Silva, 57, também aproveitou para se imunizar contra tétano e hepatite B. “É muito boa essa iniciativa. Trabalhamos na área da saúde e precisamos pensar na nossa saúde também”, apontou.
O diretor de Atenção Primária da Região Oeste, Marcondes Mendes, apontou que a iniciativa facilita o acesso da população aos serviços de saúde. “É uma ação voltada para a saúde do trabalhador do Ministério da Saúde e do governo federal e também de quem passa pela Esplanada. As ações de imunização fora das salas das Unidades Básicas de Saúde facilitam o acesso da população, uma vez que levam as doses a locais de grande circulação”, explicou.
Ao discursar, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, elogiou o trabalho da Secretaria: “Quero agradecer a Secretaria de Saúde do DF que nos apoiou em todas as ações. É na ponta, no trabalho em cada estado, em cada município, aqui no DF, que se faz a saúde, que se chega junto a brasileiros e brasileiras. Nós, com esse ato, reforçamos a união nesse movimento de promover a saúde que é o sentido dessa celebração”.
Saiba mais sobre a data
O Dia Nacional da Saúde foi instituído pela Lei nº 5.352, de 8 de novembro de 1967. A data de 5 de agosto foi escolhida em homenagem a Oswaldo Cruz, médico sanitarista brasileiro que teve significativa contribuição para a saúde pública, atuando no combate a várias epidemias no Brasil, como febre amarela, peste bubônica e varíola. Além disso, foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das principais instituições de pesquisa em saúde do país.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário