Durante evento em alusão ao Alzheimer, pasta irá disponibilizar doses contra gripe, Covid-19, entre outras. Zé Gotinha também participa ...
Ingrid Soares, da Agência Saúde-DF | Edição: Agência Saúde-DF
Neste domingo (15), profissionais da Secretaria de Saúde (SES-DF) estarão presentes na "3ª Caminhada da Memória" - um evento anual, realizado pelo Coletivo Filhas da Mãe, que sensibiliza sobre a doença de Alzheimer. Após a caminhada, que irá ocorrer no Eixão Norte, as equipes estarão a postos para aplicar doses contra influenza (gripe), covid-19 e outras doenças do calendário de rotina como hepatite B, febre amarela, tríplice viral etc. O Zé Gotinha também tem participação confirmada no evento.
O tema da caminhada deste ano é "A Sociedade do Cuidado’". Com largada às 8h, o trajeto inicia na quadra 204 Norte e segue até a 208 Norte, onde o Carro da Vacina estará instalado. Aberto ao público, estima-se a participação de mais de 400 pessoas.
A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, destaca que a ação promove acesso à vacinação de um público específico e mais vulnerável. "As pessoas idosas normalmente possuem alguma comorbidade ou condição clínica especial que debilita a saúde. Levando a imunização até eles, facilitamos a prevenção para diversas doenças imunopreviníveis”, aponta.
Até o meio-dia, além da vacinação, o evento irá oferecer diversas atividades gratuitas voltadas ao autocuidado como meditação, Técnica de Redução de Estresse (TRE), Tai Chi Chuan, exercícios direcionados ao público 60+, oficinas de bicicleta, de estímulo ao envelhecimento saudável e ativo e sobre prevenção de demências.
Alzheimer e outras demências
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência. Estima-se que, até 2050, esse número triplique.
Nesse sentido, a "Caminhada da Memória" busca chamar a atenção para o tema, em especial do Alzheimer. O evento integra o calendário do Setembro Roxo, mês de conscientização mundial sobre a doença e outras demências. Psicanalista e uma das coordenadoras do Coletivo Filhas da Mãe, Cosette Castro enfatiza que o cuidado permeia todas as relações sociais e, quando não está presente, aumenta a violência social, o abandono e a solidão. "Consideramos muito importante a parceria com a SES-DF, pois estimula a promoção da saúde em um espaço diferenciado e com ampla participação popular", avalia.
O Coletivo Filhas da Mãe é uma rede de apoio às pessoas que cuidam de familiares sem remuneração, majoritariamente mulheres que trabalham na invisibilidade.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário