Direito à moradia foi pauta em sessão solene na CLDF - Portal de Notícias da Radio Tribuna FM Brasília

Page Nav

HIDE

Direito à moradia foi pauta em sessão solene na CLDF

    Foto: Divulgação/Gab. Wellington Luiz Consagrado pela Constituição Federal, o direito à moradia ainda é um sonho para muitos brasileiros...

  


Foto: Divulgação/Gab. Wellington Luiz

Consagrado pela Constituição Federal, o direito à moradia ainda é um sonho para muitos brasileiros. Nesta quarta-feira (28) a Câmara Legislativa homenageou quem luta para garantir esse direito no DF, por iniciativa do presidente da Casa, o deputado Wellington Luiz (MDB). A sessão solene remete ao Dia Nacional da Habitação, celebrado em 21 de agosto. O evento reuniu representantes de instituições da área e líderes de cooperativas dedicadas à pauta.

Por quatro anos, Wellington Luiz presidiu a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Ele relatou o diálogo que estabeleceu com as cooperativas nesse período. “Por muitos anos tentaram criminalizar essa atividade. Sei o quanto quem luta pela moradia foi perseguido e o tanto que sofreram. Mas ressalto que muitas famílias só têm um teto por causa de vocês”, defendeu.

Atual presidente da Codhab, Marcelo Fagundes definiu que a grande missão da Companhia é garantir casa para quem mais precisa. “Cada imóvel que a gente entrega é uma família que a gente transforma, uma criança que a gente salva”, comentou. 


Três diretores atuais da Companhia também participaram da discussão. “A dignidade do ser humano começa quando o indivíduo tem onde morar”, declarou Luciano Marinho, que comanda a diretoria Imobiliária. Já a diretora de Regularização de Interesse Social, Júnia Salomão, enfatizou que a moradia contempla não só a casa, mas também a regularização fundiária.

Por sua vez, o diretor de Produção Habitacional, Carlos Leal, lembrou que o Dia da Habitação foi instituído em 1964. Ele apontou que a data alude à aprovação da Lei do Sistema Financeiro de Habitação e da criação do Banco Nacional da Habitação (BNH). 

Quem também resgatou a história foi o distrital Joaquim Roriz Neto (PL). O parlamentar mencionou a trajetória do seu avô, o ex-governador do DF com quem compartilha o nome. “Quando eu era criança, o meu avô (Joaquim Roriz) colocou no coração dele que não poderia ter uma pessoa nesta cidade sem um cantinho para chamar de seu”. O deputado acrescentou que “moradia não é privilégio, é direito”.

Uma luta a muitas mãos

O evento ainda contou com a participação do ex-deputado federal Rôney Nemer, que reforçou que “os grandes homenageados da noite são os presidentes e presidentas de cooperações de moradia”. As cooperativas também ocuparam a mesa. Chico Dorion lembrou que atua pela pauta há 40 anos, um percurso marcado por reivindicações pelas ruas do DF. 

Já Maria Geralda Rodrigues da Silva reconheceu o peso de carregar a bandeira da habitação. “Não foi fácil construir 60 apartamentos em Samambaia. Mas hoje tem 60 famílias morando com escritura, com habite-se. E isso é uma realização para nós de cooperativa”, concluiu. 

Ao final da sessão, líderes comunitários receberam Moções de Louvor em reconhecimento ao trabalho que realizam pela moradia no DF. 

Da redação do Portal de Notícias com a fonte da  Agência CLDF

Nenhum comentário

Pixel