Anúncio foi feito no lançamento do programa “Alta Segura”, alusivo ao Setembro Verde A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhe...
Anúncio foi feito no lançamento do programa “Alta Segura”, alusivo ao Setembro Verde
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e o MG Transplantes anunciaram, nessa terça-feira (24/9), a publicação do edital de credenciamento de Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) para a prestação de serviços de realização de exames complementares (eletroencefalograma e doppler transcraniano) para o diagnóstico de morte encefálica nos processos de doação de órgãos e tecidos.
O anúncio foi feito pelo diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado Júnior, ao lado do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante o lançamento do programa “Alta Segura”, uma ação essencial aos pacientes transplantados.
O credenciamento completa, em Minas, as iniciativas referentes ao Setembro Verde, campanha mundial de conscientização da importância da doação de órgãos. “O diagnóstico preciso da morte encefálica é fundamental para uma abordagem aos familiares de potenciais doadores e, assim, após seu consentimento, iniciar os protocolos para efetivar a doação”, explica o diretor do MG Transplantes.
Atualmente, diversos hospitais mineiros não dispõem de exames complementares para conclusão do diagnóstico de morte encefálica, o que inviabiliza a conclusão dos protocolos e, consequentemente, impede a doação de órgãos. A contratação do serviço para realizar esses exames complementares proporcionará, portanto, o aumento das doações de múltiplos órgãos e, consequentemente, a redução de pacientes em lista de espera.
O edital (na íntegra) está disponível no site da Fhemig. Outras informações também podem ser solicitadas pelo e-mail mgtx.cis@fhemig.mg.gov.br. As inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado.
MG Transplantes
O MG Transplantes, vinculado à Fhemig, é responsável pela coordenação da política de transplantes de órgãos e tecidos no Estado de Minas Gerais, integrando a Central Estadual de Transplantes (CET) e as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), estrategicamente distribuídas por regionais, localizadas nos municípios de Belo Horizonte (Metropolitana), Ipatinga (Vale do Aço), Governador Valadares (Leste), Juiz de Fora (Zona da Mata), Pouso Alegre (Sul), Divinópolis (Oeste) e Montes Claros (Norte).
A Central Estadual de Transplantes (CET) do Complexo MG Transplantes está localizada em Belo Horizonte – Minas Gerais e as Organizações de Procura de Órgãos - OPOs estão localizadas nos seguintes municípios do Estado: OPO Metropolitana em Belo Horizonte, OPO Vale do Aço em Ipatinga, OPO Leste em Governador Valadares, OPO Zona da Mata em Juiz de Fora, OPO SUL em Pouso Alegre, OPO Norte em Montes Claros.
Nenhum comentário