Page Nav

HIDE

Museu dos Militares Mineiros celebra os 43 anos de inclusão das mulheres na Polícia Militar

  Mostra, que pode ser vista até dia 30/9, traz elementos da época como fotos, fardas e documentos que narram a trajetória da inserção das m...

 


Mostra, que pode ser vista até dia 30/9, traz elementos da época como fotos, fardas e documentos que narram a trajetória da inserção das mulheres na corporação.

Até o dia 30/9, o Museu dos Militares Mineiros apresenta a exposição “43 anos da presença feminina na Polícia Militar”, em homenagem ao Dia da Policial Feminina, celebrado desde 2021 no dia 1º de setembro. A mostra traz elementos da época como fotos, fardas e documentos que narram a trajetória da inserção das mulheres na corporação. 

Para completar o período comemorativo, veteranas das primeiras turmas de formação da corporação vão se reunir nesta sexta-feira (20/9), às 15h, no Museu dos Militares Mineiros, para um encontro especial. As capitãs Rosilene Perpétuo e Márcia Freitas, da 1ª Turma de Soldados, estão confirmadas para a reunião, que promete ser de muitas lembranças e confraternização. “Estaremos lá. A expectativa maior é o encontro pessoal mesmo, a curiosidade de saber o que ficou daquele tempo”, comenta Márcia Freitas. 

O tempo a que ela se refere data de 1981, com o início do Curso de Formação de Sargentos Femininas. Após seis meses de intensa preparação profissional, as 112 alunas que tiveram êxito nos exames finais foram promovidas à graduação de 3º Sgt PM Fem. A solenidade de formatura foi realizada na Academia de Polícia Militar no dia 2 de abril de 1982. 

Nessa época, a missão principal das policiais era realizar atividades de policiamento ostensivo. As ações eram voltadas, em grande parte, para o atendimento de mulheres, crianças e idosos. Os postos de policiamento estavam situados no aeroporto da Pampulha, Aeroporto de Confins, terminal rodoviário, Parque das Mangabeiras, Parque Municipal, Praça Sete, Praça da Savassi, BH Shopping, Central Shopping, TV Alterosa, Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e outros.

“Eu creio que esta iniciativa de prestigiar o começo de tudo será um reconhecimento do  que vivemos e de todos os desafios que passamos. É importante divulgar nossa história para as novas gerações de policiais, que muitas vezes não têm conhecimento de como foi o começo e a trajetória ao longo desses 43 anos. Também estou ansiosa para rever minhas amigas”, conclui a 3ª Sgt Elaine Silva. 

Museu dos Militares Mineiros

Inaugurado há dez anos, o Museu dos Militares Mineiros faz parte do Circuito Liberdade e apresenta a história, a memória e a cultura das corporações militares mineiras, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além disso, propõe uma reflexão sobre o papel dessas corporações no cotidiano dos cidadãos e na reafirmação de elementos essenciais para a identidade mineira.

Entre as peças em exposição estão uniformes, medalhas, armamentos, fotografias, instrumentos musicais, viaturas e equipamentos de campanhas, além de alguns documentos importantes não só para as corporações, mas para a cultura de Minas.

O Museu dos Militares MIneiros é um equipamento da Diretoria de Museus (Dimus), subordinado à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais por meio da Superintendência de Museus, Bibliotecas e Economia da Criatividade. 

 Da redação do Portal de Notícias 

Nenhum comentário

Pixel