Waldo Madureira EC Início da carreira de jogador de futebol ...
Waldo Madureira EC Início da carreira de jogador de futebol
Nascimento: Waldo Machado da Silva nasceu no dia 09 de setembro de 1934, na Cidade de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro.
Resumo histórico da carreira do jogador: Waldo Iniciou sua carreira de jogador de futebol em 1950, aos dezesseis anos, nas categorias de base do Madureira E.C., onde marcou 22 gols. Em 11 de abril de 1954, foi contratado pelo Fluminense e se tornou ídolo e maior artilheiro da história do Clube, marcando 314 gols em 403 partidas. Waldo é um daqueles jogadores que deixou saudades junto aos torcedores e admiradores do futebol arte. A torcida “pó de arroz” lotava o antigo estádio do Maracanã e ficava enlouquecida com os gols daquele artilheiro que não se cansava de balançar as redes adversárias. Conquistou inúmeros títulos pelo tricolor das laranjeiras e participou das seleções carioca e brasileira, marcando gols e conquistando importantes troféus. Waldo permaneceu no Fluminense até 01 de julho de 1961. Em 1961 foi transferido para o Valência da Espanha, onde continuou sua saga de goleador e colecionador de títulos. No Valência, jogou 296 partidas e marcou 160 gols. Até 2006 foi o maior artilheiro brasileiro jogando na Espanha, superado posteriormente pelo Ronaldo Fenômeno. Na Espanha, conquistou o “Troféu Pichichi” por ser o artilheiro da La Liga na temporada de 1966-1967. Permaneceu no Valência até 1969, quando aos 37 anos transferiu-se para o Hercules da cidade de Alicante, onde permaneceu por mais duas temporadas. Aos 39 anos encerrou sua brilhante carreira e fixou residência na cidade de Valência, situada na costa do Mediterrâneo a leste da Espanha.
Time do Fluminense Campeão Carioca de 1959
Curiosidade:
Troféu Pichichi: É um prêmio entregue ao final de cada temporada da La Liga, desde 1929, pelo jornal espanhol “Marca” ao artilheiro do campeonato espanhol. O nome do Troféu é uma homenagem a Rafael Moreno Aranzadi, mais conhecido como Pichichi, ex-atacante do Atletic de Bilbau. Entre os muitos artilheiros que receberam o Troféu estão: Waldo, Leonel Messi, Cristiano Ronaldo, Romário, Ronaldo Fenômeno, Samuel Etô’o, Luís Soares e Robert Lewandowski. Leonel Messi é o maior ganhador com oito premiações.
Waldo Leonel Messi Cristiano Ronaldo Romário
Ronaldo Samuel Eto’o Luís Soares Robert Lewandowski
Falecimento: Waldo Machado da Silva faleceu no dia 25 de fevereiro de 2019, aos 84 anos, na cidade de Valência na Espanha, vítima da doença de Alzheimer.
Luto: O Fluminense F.C. decretou luto oficial por três dias em homenagem póstuma a seu ídolo.
Nenhum comentário