Amarildo Goytacaz – FC ...
Amarildo Goytacaz – FC Início da Carreira de Jogador de futebol
Nascimento: Amarildo Tavares Silveira nasceu no dia 29 de julho de 1939, na cidade de Campos dos Goytacazes, interior do Estado do Rio de Janeiro.
Resumo Histórico da Carreira do Jogador: Iniciou sua carreira de jogador de futebol nas categorias de base do Goytacaz, que é um clube sediado em sua cidade natal. Em função do seu desempenho técnico, foi levado para a capital para jogar no juvenil do CR Flamengo. Sua estreia no time principal rubro-negro foi no dia 01 de junho de 1958, contra o São Cristovão, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Sua saída do Flamengo foi por causa do disciplinador Freitas Solich, que era o Técnico do time. Amarildo foi flagrado fumando um cigarro no vestiário, o que não era permitido nas maiorias dos clubes naquela época. Ele ainda atuava pelo time de Aspirantes do Flamengo e foi desligado do Clube rubro-negro. Após ter cumprido o Serviço Militar, foi convidado pelo amigo Paulistinha, que era jogador do Botafogo, para fazer um teste no alvinegro carioca, onde foi aprovado pelo Técnico João Saldanha. No Botafogo, atingiu o ápice de sua carreira e foi peça integrante do melhor ataque ofensivo da história do clube, formado por Didi, Garrincha, Quarentinha e Zagallo. Em 1962, disputou a Copa do Mundo da FIFA, realizada no Chile, e foi peça importante na conquista do bicampeonato mundial pela Seleção Brasileira, substituindo o titular Pelé, que sofreu uma grave contusão durante a competição. Participou de quatro jogos e marcou três gols. Foi apelidado por Nelson Rodrigues, escritor, romancista, teatrólogo e cronista de costumes e do futebol brasileiro de “Possesso”, pelo seu desempenho na Copa. Pela Seleção Canarinho, jogou 25 partidas e marcou 9 gols. Em 1963, deixou o Botafogo, negociado com o Milan da Itália. Teve uma passagem muito vitoriosa jogando pelo time de Milão, onde permaneceu até 1967. Jogou ainda na Fiorentina e no Roma. Amarildo regressou ao Brasil em 1973, para jogar no Vasco da Gama, onde em 1974 encerrou a carreira de jogador de futebol. Ao pendurar as chuteiras, retornou à Itália e passou um tempo na terra de sua esposa Fiamma, fez o curso de técnico de futebol e dirigiu alguns clubes da África e do Oriente Médio.
Atualmente:
Amarildo Tavares Silveira, aos 85 anos, reside com a esposa Fiamma no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Coluna do Vidal
Nenhum comentário