Page Nav

HIDE

Saudosismo

                              Jordan             São Cristovão                                                                             ...


          

                   Jordan             São Cristovão

                                                                                                                            Time de formação 


Nascimento: Jordan da Costa nasceu no dia 24 de novembro de 1932, na cidade do Rio de Janeiro.


Resumo histórico da carreira de jogador de futebol: Jordan, antes de vencer no futebol, trabalhou como vidraceiro para ajudar nas despesas da família até 1949, quando foi encaminhado para as categorias de base do São Cristovão – FR, passando pelos aspirantes até ser aproveitado no time principal do Cadete, como é conhecido o São Cristovão pela crônica esportiva carioca. Em 1951, durante o Campeonato Carioca, o lateral esquerdo foi observado pelos grandes clubes cariocas em função de sua performance. Jordan recusou várias propostas e sempre sonhou defender o CR Flamengo, seu time de coração. Em 1952, o sonho de jogar pelo rubro-negro carioca virou realidade. O primeiro jogo vestindo a camisa rubro-negra foi na vitória por 3 X 1 em um jogo amistoso realizado no Maracanã, contra o Deportivo Cali da Colômbia.


                                                 3 X 1 

Primeiro Jogo de Jordan no Flamengo


Em 27 de outubro de 1956, Jordan esteve em campo quando o Flamengo goleou seu ex-clube, o São Cristovão, pelo placar de 12 X 2, em partida válida pelo campeonato Carioca daquela temporada, na maior goleada registrada até hoje no Estádio do Maracanã.


12 X 2 

Maior goleada registrada no Maracanã


O duelo Jordan versus Garrincha ficou marcado na carreira do lateral-esquerdo rubro-negro. Jordan foi considerado pela crônica esportiva carioca como o maior marcador do ponta-direita Garricha. Quando acontecia o esperado clássico contra o Botafogo, mais uma vez o lateral esquerdo flamenguista teria pela frente a missão de marcar o previsível e melhor ponta-direita do futebol carioca, já sabendo que o atacante botafoguense sempre balançava o corpo e driblava para a direita. Jordan algumas vezes saia do Maracanã ovacionado pela magnética torcida. Ele sempre foi leal e nunca usou de maldade ao marcar Garrincha, nem mesmo naquela tarde fatídica do dia 15 de dezembro de 1962 para os rubro-negros, quando o Botafogo conquistou o bicampeonato carioca ao vencer o Flamengo por 3 X 0 com dois gols do genial Garricha.


Duelo mais esperado Jordan versus Garrincha


Time tricampeão carioca de 1955              

      Da esquerda para a direita: 

      Em pé: Pavão, Chamorro, Jadir, Tomires, Dequinha e Jordan.

      Agachados:  Joel, Paulinho de Almeira, Índio, Dida e Zagallo.


Jordan jogou nos seguintes Clubes e Seleção Brasileira:

São Critovão

Flamengo

Seleção 

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Brasil

C:\Users\Casa\Desktop\150px-CBD.png

1951

1952 a 1953

1955



Principais títulos conquistados por Jordan:

Clube

Competição

Ano

Flamengo

Campeonato Carioca (Tricampeonato)

1953, 1954 e 1955

Taça Campeões Estaduais

1956

Torneio Rio-São Paulo

1961


Falecimento: Em 14 de fevereiro de 2012, Jordan da Costa foi internado para um procedimento de amputação de sua perna direita em decorrência do diabetes. No dia 17 de fevereiro, Jordan não resistiu e faleceu aos 79 anos no Hospital Salgado Filho, na cidade do Rio de Janeiro.


Coluna do Vidal

Nenhum comentário

Pixel