Evento encerrou o Side Event G20 by FDC e Conseplan, realizado entre os dias 25 e 27/9 com o apoio do Governo de Minas. A relevância da in...
Evento encerrou o Side Event G20 by FDC e Conseplan, realizado entre os dias 25 e 27/9 com o apoio do Governo de Minas.
A relevância da integração e da ação colaborativa entre os estados brasileiros, Governo Federal e instituições para fortalecer o desenvolvimento regional e do país marcou os debates do Seminário do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan), realizado nesta sexta-feira (27/9) em Nova Lima (MG).
O encontro encerrou o Side Event G20 by FDC e Conseplan, que reuniu autoridades e especialistas nacionais e internacionais no campus da Fundação Dom Cabral (FDC) entre os dias 25 e 27/9.
O Governo de Minas, que apoiou o evento, foi representado no Seminário pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Camila Neves, e contou com a presença de mais de 100 participantes, entre secretários de Estado, representantes do Governo Federal, técnicos e especialistas em políticas públicas.
Uma das práticas de sucesso apresentadas foi o projeto Automatiza.MG, implantado em 2024 no Executivo mineiro para otimizar o trabalho dos servidores públicos por meio da utilização de tendências de tecnologia e soluções de inteligência artificial.
“Para nós do Governo de Minas é uma satisfação muito grande receber esse evento aqui. Fico muito feliz de ver que alcançamos vários outros lugares e momentos de discussão com o encontro. É um desafio muito grande essa integração e habilidade de ver as várias perspectivas, mas é muito importante que a longo prazo nós consigamos contemplar todas as possibilidades e alcançar todo o Brasil com essa união, para que possamos discutir os termos de um futuro do nosso país”, destacou a secretária.
Presidente do Conseplan, o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional do Estado de Pernambuco, Fabrício Marques Santos, salientou o envolvimento qualificado dos participantes e os bons resultados do Seminário, como a criação de um grupo de trabalho de Planejamento de Longo Prazo.
“Evidenciamos a importância da reconstrução do planejamento do Brasil e dos estados para termos governos fortes e resilientes para enfrentar os desafios do dia a dia. Todos participaram de forma muito colaborativa, com esse foco na troca de experiências e boas práticas”, considerou.
Um dos painéis apresentados nessa sexta-feira foi o “Hiperautomação de processos no setor público: o caso do Automatiza.MG”, ministrado pelo diretor Central de Desburocratização da Seplag-MG, Yan Vieira do Carmo.
Yan trouxe vários exemplos de como o Governo de Minas tem usado robôs e inteligência artificial para facilitar e otimizar processos burocráticos, e reduzir o tempo de algumas tarefas. Entre eles, foi apresentada a atuação no Trilhas de Futuro, com um robô que ajuda na análise das notas técnicas das empresas que se cadastram para ofertar cursos e o reconhecimento de documentos, antes feito de manualmente e agora por computador, de forma mais rápida.
“Estamos usando as tecnologias para melhorar o dia a dia dos servidores. Eles conseguem criar um ajudante que vai fazer esse trabalho mais moroso e repetitivo e, em contrapartida, o servidor pode se dedicar a tarefas mais estratégicas e lógicas da organização. É cada um fazendo o que sabe de melhor pra conseguir entregar um serviço mais aprimorado para o cidadão”, definiu o diretor.
Outras apresentações
Os painéis apresentados no Seminário do Conseplan abordaram temas como Brasil 2050 - Estratégia Nacional de Longo Prazo; a Gestão e Governança de Estatais; Redefinindo a resiliência fiscal: A adoção dos riscos fiscais nas estruturas fiscais de médio prazo; e Mecanismos para o aprimoramento dos arranjos de governança de Investimentos Públicos nos Estados, entre outros.
O Side Event G20 by FDC e Conseplan foi realizado pela Fundação Dom Cabral (FDC) em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), com apoio do Governo de Minas e em parceria com Universidade Federal de Tocantins, a Universidade de Genebra, a Fundação Ortega-Marañón e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário