A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quarta, 23/10, o primeiro Encontro de Referências Municipais em Po...
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na quarta, 23/10, o primeiro Encontro de Referências Municipais em Políticas de Promoção da Equidade. O intuito é fortalecer o entendimento sobre a necessidade e importância da implementação das políticas de promoção de equidade na saúde, bem como esclarecer os indicadores que tratam dessas políticas, e explicar a importância da manutenção do Comitê Técnico Municipal de Saúde.
Na oportunidade, foram discutidos o conceito de equidade, diversidade, políticas públicas de promoção de equidade na saúde, Saúde da População Gay, Bissexual, Travesti e Transexual – LGBT +, Saúde da População do Campo, indicadores, 4, 6 e 7 da resolução 9076. 2023, que aprova as regras de cofinanciamento para as Políticas Continuadas de Promoção da Saúde (POEPS), de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Saúde Integral LGBT e de Saúde Integral da População Negra e Quilombola.
Para a referência regional de Políticas de Equidade na SRS Pouso Alegre, Thaiana Andrade, a iniciativa fortalece o entendimento sobre a importância da implementação das políticas de promoção de equidade, fomenta maior sensibilização sobre o tema, e entusiasma as referências a realizarem ações mais eficazes e efetivas para as populações vulnerabilizadas.
Na mesma linha, a médica de família e comunidade, Maria Beatriz Costa, pontua que o encontro permitiu uma reflexão sobre a importância de considerar as vulnerabilidades sociais e, a partir disso, nas palavras da médica, “utilizar tecnologias leves como escuta, comunicação, etc para um atendimento humanizado e efetivo, gerando um bem estar para população e consequentemente bons resultados para a saúde municipal”.
Outro tópico abordado foi a Saúde do Trabalhador do Campo. De acordo com Flávio Andrade, auditor fiscal do trabalho, o evento é de grande importância para melhorar a abordagem dos Agentes de Saúde durante a Anamnese com a população assistida. A Anamnese é uma técnica consiste em uma entrevista estruturada entre um profissional de saúde e um paciente, que visa identificar sinais e sintomas, e coletar informações sobre a história médica do paciente. O objetivo é compreender a história da doença do paciente, e identificar sinais importantes antes de realizar exames físicos e laboratoriais.
Alessandra dos Santos, referência técnica em Equidade e Promoção da Saúde de Paraisópolis, destacou o trabalho de conscientização realizado pela SRS junto às referências técnicas e ao Comitê de Equidade dos municípios.”Tem sido um diferencial de embasamento muito importante", disse Alessandra. "Estamos sendo cada vez mais preparados, com conteúdos e esclarecimentos, a fim de colocar em prática a ideia de plena cidadania para os grupos mais vulneráveis da nossa sociedade. Encontros como esse servem como combustível para manter viva a nossa vontade de transformar essa realidade de nosso município”, concluiu.
Nenhum comentário