A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nos dias 16 e 17/10, o segundo evento “Diálogos para a Integridade”, co...
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nos dias 16 e 17/10, o segundo evento “Diálogos para a Integridade”, com o objetivo de promover a integridade na atuação dos servidores enquanto agentes públicos do Estado. O encontro ocorreu no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora.
Servidores das regionais de Saúde de São João del-Rei, Barbacena, Ubá, Manhuaçu, Leopoldina e Juiz de Fora se uniram para participar de uma programação que incluiu palestras sobre ética, assédio moral, gestão de conflitos, gestão do conhecimento, avaliação de desempenho, entre outros temas.
A iniciativa surgiu da parceria da Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Controladoria Setorial, e Comissão de Ética, com apoio da Ouvidoria Geral do Estado.
Na abertura, o chefe da Controladoria Setorial da SES/MG, Alex Pinheiro de Freitas, explicou aos servidores sobre a motivação desta iniciativa. “ O projeto surgiu porque no final do ano de 2023, começamos a receber manifestações de processos, que no nosso ponto de vista, poderiam ser resolvidos antes da instauração do processo administrativo disciplinar, então começamos a pensar em visitar as regionais para atuar de forma preventiva, e daí surgiu o projeto diálogos para a integridade” ponderou.
Para o superintendente da Unidade Regional de Saúde de Juiz de Fora, Enilson Barbosa Coelho, o projeto é importante para enriquecer e valorizar ainda mais a atuação dos servidores. “É de suma importância no serviço público manter seus servidores motivados a prestar um serviço de qualidade. Isso gera valor e confiança da sociedade em nosso trabalho”, disse o superintendente.
A coordenadora da Unidade de Atendimento ao Cidadão da SES/MG, Arlah Duque, realizou uma apresentação que teve como tema, conhecer a Unidade do Cidadão, e ressaltou em sua fala que “a Unidade Cidadão busca simplificar o atendimento ao cidadão da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) por meio dos canais eletrônicos de acesso à informação. São disponibilizados o Fale Conosco da SES/MG, o E-sic, e também os canais de Ouvidoria do SUS. Todos têm um setor responsável por receber estes protocolos, diligenciar internamente no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde, e apoiar todos os interlocutores que estão em pontos estratégicos, para ofertar ao cidadão, a resposta completa, de maneira clara e objetiva, cumprindo o prazo legal e exercendo o direito de cidadania e controle setorial”, disse a coordenadora.
A ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, da Ouvidoria-Geral do Estado, Luciene Soares, palestrou sobre assédio moral e sexual, e destacou os impactos e efeitos, bem como o contexto normativo do assédio. “O assédio moral é caracterizado pela conduta praticada por agente público que tenha por objetivo ou efeito degradar as condições de trabalho de outro agente público, atentar contra seus direitos ou sua dignidade, comprometer sua saúde física ou mental ou seu desenvolvimento profissional“ , enfatizou .
A servidora do Núcleo de Gestão de Pessoas da SRS/JF , Noélia Romanelli, destacou a importância da transparência para o serviço público. “Foi o momento de compartilhar ideias, sentimentos, conhecimentos que possibilitou aos agentes públicos a repensarem a maneira de como realizar suas atividades”
Evento em Divinópolis
Nos dias 26 e 27/9, ocorreu em Divinópolis, a primeira etapa do projeto “Diálogos para a Integridade”. O evento foi o único que teve participação apenas de servidores da Regional de Saúde de Divinópolis, conforme organização pré estabelecida. Alguns dos temas trabalhados foram“Apresentação do Programa de Integridade da SES-MG”, “Regime Disciplinar do Servidor Público do Poder Executivo”, “Gestão de Conflitos - Comunicação-assertiva, Vida funcional”, “Avaliação de desempenho”, entre outros.
Próximas etapas
Nos próximos meses, as demais etapas do projeto Diálogos para a Integridade serão realizadas nas Regionais de Passos, Uberaba, Montes Claros e Belo Horizonte. Nos encontros, como foi na Regional de Juiz de Fora, as regionais vizinhas participaram juntas com a sede.
A iniciativa visa capacitar tanto regionais sedes quanto as localidades vizinhas, promovendo o aprimoramento profissional dos servidores e fortalecendo a cultura de integridade no interior de Minas Gerais.
Nenhum comentário