Page Nav

HIDE

Epamig Itap está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão

  Primeiros graduados vão se formar no primeiro semestre de 2025 O  Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui , ligado à  Empresa de...

 


Primeiros graduados vão se formar no primeiro semestre de 2025

Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig Itap, está com inscrições abertas para os interessados em cursar a graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão no ano de 2025.

Serão oferecidas 40 vagas para o curso superior que é presencial e gratuito, acontece em tempo integral e tem duração de seis semestres letivos. “A proposta do curso, que é o primeiro do Brasil neste tema, surgiu da percepção de que as evoluções tecnológicas têm chegado ao campo, mas que há falta de pessoal qualificado para operar essas tecnologias. A graduação da Epamig Itao veio para dar aos interessados novas opções para que se capacitem e possam assumir essas novas funções”, afirma o coordenador de Ensino do Instituto, Robson de Assis Souza.

A implantação do curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão foi autorizada em dezembro de 2021. Em agosto de 2022, a primeira turma ingressou na graduação. “A expectativa é que em julho próximo tenhamos os primeiros formandos do curso”, conta Robson Souza, acrescentando que para conclusão é necessária a comprovação de 300 horas de estágio obrigatório.

“Um diferencial do nosso curso é o desenvolvimento de projetos. Além das aulas teóricas e práticas, do estágio supervisionado, o estudante desenvolve ao longo do curso projetos que lhe dão oportunidade de exercitar seu aprendizado e conhecer outras técnicas, alavancando sua formação”, conclui.

Novas oportunidades

Envolvido com a agricultura desde a infância, Elias Alves de Souza encontrou no curso da Epamig a oportunidade de se qualificar e permanecer na atividade da família. “A tendência é que a produção agropecuária se torne cada vez mais tecnificada. Profissionalmente, eu terei mais oportunidades no mercado de trabalho”, projeta o aluno que está no 5º período do curso.

Robson Souza destaca que a demanda por profissionais na área de agropecuária de precisão tem sido crescente. “A estimativa é de que, até 2030, 40% das grandes propriedades rurais vão precisar de ao menos um novo profissional que domine as tecnologias digitais. A Epamig está se preparando e formando profissionais para essa demanda que virá atender não só as grandes propriedades, mas também produtores e famílias ligados à agricultura familiar”.

O período de inscrições para o curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão vai até 31/1 de 2025. Para candidatar-se o interessado deverá, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das edições de 2021 a 2024, conforme o edital.

Mesmo que não tenham realizado as provas das edições mencionadas, os interessados podem ainda se candidatar a uma das possíveis vagas remanescentes do processo seletivo. Neste caso, há um edital próprio com regras específicas para seleção disponível neste link.

Da redação do Portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel