Primeiros graduados vão se formar no primeiro semestre de 2025 O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui , ligado à Empresa de...
Primeiros graduados vão se formar no primeiro semestre de 2025
O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig Itap, está com inscrições abertas para os interessados em cursar a graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão no ano de 2025.
Serão oferecidas 40 vagas para o curso superior que é presencial e gratuito, acontece em tempo integral e tem duração de seis semestres letivos. “A proposta do curso, que é o primeiro do Brasil neste tema, surgiu da percepção de que as evoluções tecnológicas têm chegado ao campo, mas que há falta de pessoal qualificado para operar essas tecnologias. A graduação da Epamig Itao veio para dar aos interessados novas opções para que se capacitem e possam assumir essas novas funções”, afirma o coordenador de Ensino do Instituto, Robson de Assis Souza.
A implantação do curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão foi autorizada em dezembro de 2021. Em agosto de 2022, a primeira turma ingressou na graduação. “A expectativa é que em julho próximo tenhamos os primeiros formandos do curso”, conta Robson Souza, acrescentando que para conclusão é necessária a comprovação de 300 horas de estágio obrigatório.
“Um diferencial do nosso curso é o desenvolvimento de projetos. Além das aulas teóricas e práticas, do estágio supervisionado, o estudante desenvolve ao longo do curso projetos que lhe dão oportunidade de exercitar seu aprendizado e conhecer outras técnicas, alavancando sua formação”, conclui.
Novas oportunidades
Envolvido com a agricultura desde a infância, Elias Alves de Souza encontrou no curso da Epamig a oportunidade de se qualificar e permanecer na atividade da família. “A tendência é que a produção agropecuária se torne cada vez mais tecnificada. Profissionalmente, eu terei mais oportunidades no mercado de trabalho”, projeta o aluno que está no 5º período do curso.
Robson Souza destaca que a demanda por profissionais na área de agropecuária de precisão tem sido crescente. “A estimativa é de que, até 2030, 40% das grandes propriedades rurais vão precisar de ao menos um novo profissional que domine as tecnologias digitais. A Epamig está se preparando e formando profissionais para essa demanda que virá atender não só as grandes propriedades, mas também produtores e famílias ligados à agricultura familiar”.
O período de inscrições para o curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão vai até 31/1 de 2025. Para candidatar-se o interessado deverá, obrigatoriamente, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em pelo menos uma das edições de 2021 a 2024, conforme o edital.
Mesmo que não tenham realizado as provas das edições mencionadas, os interessados podem ainda se candidatar a uma das possíveis vagas remanescentes do processo seletivo. Neste caso, há um edital próprio com regras específicas para seleção disponível neste link.
Da redação do Portal de Notícias
Nenhum comentário