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Estudantes da rede pública de Minas Gerais recebem prêmio em feira nacional de Iniciação Científica

  Jovens pesquisadores concorreram com mais de 360 projetos e foram selecionados para participar de feira internacional na Argentina A curio...

 


Jovens pesquisadores concorreram com mais de 360 projetos e foram selecionados para participar de feira internacional na Argentina

A curiosidade e a dedicação ao aprendizado levaram os estudantes da Escola Estadual Padre Laerte Esperança de Oliveira, em Buenópolis, na região Central de Minas, a conquistar o reconhecimento nacional. Com o projeto “Florística De Trilhas Do Parque Estadual Serra Do Cabral: Conhecer Para Conservar”, os jovens pesquisadores venceram o prêmio de “Melhor Relatório de Pesquisa” na 9ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Pomerode, Santa Catarina. Agora, eles se preparam para representar Minas Gerais em uma feira de iniciação científica na Argentina.

O projeto, desenvolvido em 2023 por três estudantes do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) — Letícia Maria Moura, Samyra Gabrielle Ribeiro e Vinícius Alves Ferreira —, foi orientado pelo professor de Biologia Leonardo da Cruz, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Botânica Aplicada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

“Saímos de uma cidade pequena, como Buenópolis, e na feira pudemos interagir com outros grupos, adquirir diferentes culturas e conhecer novos projetos. Isso nos deu ainda mais embasamento para continuar pesquisando, criar novos projetos e ajudar nossa comunidade, que é o principal objetivo da nossa pesquisa”, afirmou Samyra Gabrielle.

O projeto 

O estudo premiado teve como foco o levantamento florístico das trilhas do Parque Estadual Serra do Cabral, que abrange os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício. A pesquisa visa identificar a vegetação local e contribuir para a conservação ambiental.

“A pesquisa não apenas reforça a importância da preservação da diversidade florística regional, mas também promove uma conexão mais profunda entre os visitantes e o parque. Nosso objetivo é incentivar a conservação ambiental, educando a sociedade sobre a relevância de preservar o Parque Estadual Serra do Cabral”, explicou o professor Leonardo da Cruz, orientador do projeto.

Além da pesquisa acadêmica, o projeto busca envolver a comunidade local em ações que promovam a preservação do parque e a conscientização ambiental.

Premiações e conquistas

A participação na Febic foi possível graças aos recursos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e ao apoio da comunidade escolar. Durante o evento, os estudantes apresentaram o projeto “Florística De Trilhas Do Parque Estadual Serra Do Cabral: Conhecer Para Conservar” para um público de milhares de pessoas de todo o Brasil.

“Ganhar essa premiação ao lado de tantos outros projetos incríveis já é uma grande conquista para nós. Estamos levando nossa pesquisa para todo o país e esperamos que, ao conhecer a flora da nossa região, as pessoas se conscientizem sobre a importância de preservá-la”, destacou Vinícius Alves.

Letícia Moura, outra integrante do grupo, também celebrou a experiência. “Participar da pesquisa já é, por si só, uma grande vitória. O processo foi desafiador, exigiu tempo e dedicação, mas os resultados valeram a pena. A pesquisa nos ensinou a elaborar textos científicos, aprimoramos nossa fala e superamos a timidez, além de adquirirmos muito conhecimento”. 

Agora, os estudantes se preparam para um novo desafio. Durante a cerimônia de premiação, o grupo foi credenciado a participar de uma feira de iniciação científica, que ocorrerá em 2025, na cidade de Santa Rosa, na Argentina. Eles terão a oportunidade de representar Minas Gerais em um cenário internacional.

Febic

A Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) é um dos principais eventos de inovação científica do Brasil, reunindo estudantes de todo o país para apresentar projetos criativos e inovadores. A edição de 2024 contou com a participação de estudantes de 22 estados e 366 projetos. A Febic promove a cultura científica e a experimentação, incentivando o uso de novas tecnologias e a integração entre estudantes e professores.

Da redação do Portal de Notícias

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