Estão abertas até o dia 25 de outubro as inscrições para o Seminário Macrorregional de Arboviroses, que será realizado nos dias 7 e 8 de n...
Estão abertas até o dia 25 de outubro as inscrições para o Seminário Macrorregional de Arboviroses, que será realizado nos dias 7 e 8 de novembro, em Montes Claros. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), objetiva aprofundar as discussões sobre a preparação e resposta dos municípios ao enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) no período sazonal que começa neste mês e prossegue até maio de 2025.
Para cumprir metas e indicadores de capacitação de profissionais de saúde em relação às arboviroses, em cada dia do seminário, todos os municípios deverão viabilizar a participação de, pelo menos, dois profissionais sendo médicos, enfermeiros, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Saúde. O evento reunirá gestores e profissionais de 86 municípios que integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.
Para o dia 7 de novembro as inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/6Cr8hQGjHBawTBeYA Já os profissionais que participarão do seminário no dia 8 de novembro devem fazer as inscrições pelo link https://forms.gle/dUEtmkfGVTsdR7Kd9
“Além de atualizar os gestores e profissionais que atuam nos serviços municipais de Atenção Primária à Saúde, Vigilância Epidemiológica e de Saúde, o seminário terá como foco a atualização dos planos de contingência que os municípios devem colocar em prática para as ações de prevenção relativas à disseminação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, bem como o atendimento de pacientes nos serviços de atenção primária com adoção dos protocolos adequados”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de Vigilância em Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
A coordenadora lembra que neste ano o Norte de Minas e o estado como um todo vivenciou um dos piores períodos de transmissão de doenças causadas pelo Aedes aegypti. “Para que os municípios estejam devidamente preparados para atender as demandas de saúde da população, bem como desenvolver trabalho eficiente de eliminação de focos do mosquito, é de fundamental importância que os gestores, médicos, enfermeiros, Agentes de Controle de Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estejam bem preparados para colocar em prática os planos municipais de contingência. Com isso, esperamos que haja redução dos casos notificados, confirmados e de óbitos causados pelas arboviroses”.
No dia 8 de novembro, a programação abordará o diagnóstico das arboviroses e a vigilância laboratorial; os impactos da organização dos processos de trabalho na atenção primária à saúde; organização dos serviços de saúde; o cenário epidemiológico da dengue, chikungunya, zika, febre amarela e febre do oropouche.
Ainda no segundo dia do seminário, médicos e enfermeiros vão participar de exposições sobre o manejo clínico e atualizações sobre a dengue, bem como da febre de oropouche.
Da redação do Portal de Notícias
#Minas Gerais #governo de Minas Gerais #Varginia #Secretaria de Educação MG#estudantes #minas gerais#Secretaria de Estado de Educação
Nenhum comentário