Page Nav

HIDE
Segunda, Abril 14

Pages

Governo de Minas Gerais: Regional de Pouso Alegre promove reunião de alinhamento sobre o Programa Miguilim

    A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, nesta quarta-feira (16/10), uma reunião de alinhamento com a equipe...

  


A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, nesta quarta-feira (16/10), uma reunião de alinhamento com a equipe de Regulação do município de Pouso Alegre e com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Cisamesp). O encontro visou o alinhamento em relação ao início das atividades do Programa Miguilim, na microrregião de Saúde de Pouso Alegre para o cuidado com a saúde auditiva e ocular dos alunos das escolas públicas.

O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), que visa ampliar as ações de promoção e prevenção de agravos em saúde auditiva e saúde ocular no âmbito da rede pública de ensino em todo o estado. A participação dos municípios se dá por meio de adesão ao programa. Assim, ao aderir, o município de Pouso Alegre contratou como prestador do serviço o Cisamesp, que será o responsável pela realização das consultas de oftalmologia e otorrinolaringologia para as cidades da microrregião de Saúde de Pouso Alegre.

18.10.2024-Programa Miguilim-Otávio Coutinho
18.10.2024-Programa Miguilim-Otávio Coutinho

Durante a reunião foram discutidos pontos relevantes para a efetivação do Programa Miguilim no território, como fluxo de encaminhamento dos usuários pelos municípios ao serviço de referência, valores de financiamento de consultas e procedimentos, quantidade de atendimentos por município. Serão contemplados 27 municípios, com um total de 2.199 consultas e disponibilização de 662 óculos.

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS Pouso Alegre, Lucas Botazini explicou que serão disponibilizadas consultas especializadas para atendimento, além do fornecimento de óculos, caso haja necessidade. Crianças de 0 a 4 anos serão atendidas para saúde auditiva e de 5 a 18 anos para saúde ocular, de 27 municípios abrangidos pela microrregião de Pouso Alegre.

Sobre a execução do Programa Miguilim na região, Lucas Botazini ressaltou os benefícios relevantes que serão disponibilizados para as crianças. “Nas escolas haverá identificação de possíveis agravos relacionados à saúde auditiva e ocular e posterior encaminhamento aos serviços de saúde para avaliação desses agravos, a fim de minimizar o impacto para as crianças”.

O Programa Miguilim
O Programa Miguilim é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG), instituída pela Deliberação CIB-SUS/MG Nº 4.284, de 25 de julho de 2023. O objetivo do programa é detectar alterações auditivas e oculares em crianças matriculadas na rede pública de ensino e custear consultas especializadas, exames complementares e óculos.

Nas escolas, será realizada uma capacitação com os professores para que sejam feitos testes para a triagem ocular nos estudantes de 5 a 18 anos e triagem auditiva nos alunos de 0 a 4 anos. Se forem identificados estudantes com algum déficit, eles serão encaminhados para a realização dos exames oftalmológicos, auditivos e consultas especializadas em otorrinolaringologia e oftalmologia. Para aqueles que tiverem indicação, haverá também a concessão de óculos.

Por Otávio Coutinho / Foto: Otávio Coutinho

Da redaçãod o portal de Notícias

Nenhum comentário

Pixel

Agências do trabalhador no DF oferecem mais de 900 vagas de ...

Bolsa Maternidade ultrapassa 19 mil benefícios entregues des...

Governo de Minas reduz em mais de 70% o tempo de conclusão d...

Hortos comunitários promovem bem-estar físico e mental nas u...

Ação de acolhimento atende 44 pessoas em situação de rua, ne...

Vice-governador acompanha tradicional cerimônia de Troca da ...

Semana da Inconfidência 2025 oferece programação cultural pa...

Campeonato Brasileiro Série C 2025 - 1ª Rodada 12.04.2025 –...

Campeonato Brasileiro Série B 2025 -2ª Rodada 12.04.2025 – ...

MuDER: um legado de 65 anos da história do DER-DF materializ...