Foi Criada pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, iniciativa tem o objetivo de identificar, monitorar e controlar disseminação ...
Foi Criada pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar, iniciativa tem o objetivo de identificar, monitorar e controlar disseminação de agentes infecciosos.
Uma inovação que representa um avanço significativo para a segurança dos pacientes e profissionais de saúde se iniciou no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Trata-se da implementação do Mapa de Precauções de Contato, criado pelo Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (Nucih). O principal objetivo é identificar, monitorar e controlar a disseminação de agentes infecciosos dentro do ambiente hospitalar, sobretudo aqueles transmitidos por contato direto ou indireto, como bactérias multirresistentes. O mapa foi implementado em todos os setores da unidade hospitalar no início deste mês.
Segundo a chefe do Nucih, Aldyennes Carvalho, ao fornecer uma visualização clara das áreas e dos pacientes que necessitam de precauções adicionais, o Mapa de Precauções de Contato facilita a comunicação entre equipes assistenciais, como enfermagem e médicos, garantindo que todos estejam cientes das medidas preventivas necessárias.
“Isso promove uma cultura de responsabilidade e consciência em relação à prevenção de infecções, reforçando o uso adequado de equipamentos de proteção individual (EPIs), higienização das mãos e práticas de isolamento, quando necessário”, explica.
Além disso, a implantação desse sistema é crucial para o cumprimento das normas e diretrizes de segurança estabelecidas pela Vigilância Sanitária e outras entidades reguladoras de saúde.
“Reduzir a propagação de infecções hospitalares também impacta diretamente na qualidade do atendimento oferecido pelo HRSM, melhorando os desfechos clínicos dos pacientes e, consequentemente, os indicadores de saúde da instituição”, destaca.
Em suma, o Mapa de Precauções de Contato não apenas fortalece o controle de infecções hospitalares, mas também, consolida o compromisso do Hospital Regional de Santa Maria com a segurança, a qualidade do atendimento e a promoção de um ambiente hospitalar mais seguro e protegido para todos.
Da redação do Portal de Notícias com informações do IgesDF
Nenhum comentário