O primeiro dia do evento, que contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, contou com palestras sobre temas como marketing digit...
O primeiro dia do evento, que contou com a presença da vice-governadora Celina Leão, contou com palestras sobre temas como marketing digital.
Foi realizada nesta quarta-feira (9), no Museu Nacional da República, a abertura do III Congresso Realize Mulher, uma iniciativa da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). Com o tema “Plantando e Concretizando Sonhos”, o congresso tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais voltadas para o empreendedorismo, incentivando a autonomia econômica das participantes. O evento segue até esta quinta-feira (10), com uma vasta programação.
A vice-governadora Celina Leão emocionou o público ao abordar o poder de superação das mulheres. “Toda vez que ouço o depoimento forte de uma mulher, me emociono profundamente. Seja enfrentando a violência ou superando a falta de oportunidades, as mulheres buscam reescrever suas histórias. O poder da fala é transformador. Se você conhece uma mulher que precisa de capacitação ou de ajuda para sair de um ciclo de violência, conte a ela que há saída. O GDF está, de fato, transformando em realidade várias metas, e este congresso é a prova de que estamos chegando até as mulheres, com atendimento em suas regiões administrativas e alcançando aquelas que já perderam a esperança”, declarou Celina.
Com a expectativa de público de aproximadamente 800 mulheres, o congresso oferece palestras, workshops e dinâmicas que abordam o empoderamento feminino e a criação de redes de apoio entre as participantes. Além disso, o evento conta com uma feira de artesãs que expõem seus produtos e empreendedoras da área de beleza que oferecem atendimentos gratuitos, incentivando outras mulheres a investirem em seus negócios.
Na cerimônia de abertura, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a importância do fortalecimento das mulheres e a necessidade de criar oportunidades para seu desenvolvimento. “Estamos aqui para fortalecer umas às outras, criar redes de apoio e proporcionar novas oportunidades. O empoderamento feminino é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou Giselle.
No primeiro dia, o público assistiu a palestras sobre marketing digital e participou de um painel que discutiu a relevância da segurança pública para o sucesso do empreendedorismo feminino. Para Lilian Cristina da Silva, moradora do acampamento Nova Jerusalém, o congresso é uma oportunidade valiosa. “Quero cada vez melhorar mais e mais a minha vida por meio dos cursos que a Secretaria da Mulher tem proporcionado. Tenho vontade de fazer curso de maquiagem”, afirmou Lilian.
Conquistas
Uma das histórias inspiradoras presentes no evento foi a de Adda Torres, vítima de violência doméstica e fundadora do projeto Mulheres de Atitude, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade. “As ações de empreendedorismo são essenciais para que as mulheres possam idealizar sonhos e planejar como concretizá-los. Neste congresso, estou me capacitando para, por meio do meu trabalho social, levar essa formação para outras mulheres vítimas de violência”, contou Adda.
A subsecretária de Promoção das Mulheres, Renata d’Águiar, reforçou a importância do trabalho conjunto para alcançar mais mulheres. “Esse congresso só acontece porque é construído por muitas mãos. Cada parceria e cada esforço são essenciais para transformar vidas e promover o empoderamento”, destacou.
O segundo dia do evento contará com uma programação especial em alusão ao Outubro Rosa, em parceria com o Instituto Sara Mulher, para conscientizar sobre a saúde feminina e a prevenção do câncer de mama. Com o apoio de entidades como o Sebrae, as secretarias de Saúde e do Trabalho, e o Grupo Mulheres do Brasil, o III Congresso Realize Mulher reafirma o compromisso da SMDF em promover a autonomia e o empoderamento das mulheres no Distrito Federal.
Com informações da SMDF
Da redação do Portal de Notícias
#Minas Gerais #governo de Minas Gerais #Varginia #Secretaria de Educação MG#estudantes #minas gerais#Secretaria de Estado de Educação#monocular #EmDefesadaPessoacomDeficiencia
Nenhum comentário