Page Nav

HIDE

Médicos e enfermeiros da região Triângulo Sul participam de treinamento sobre rotinas de trabalho e redução da mortalidade

  Os Treinamentos em Rotinas e Processos de Trabalho em Vigilância Epidemiológica são uma proposta da Superintendência Regional de Saúde (SR...

 


Os Treinamentos em Rotinas e Processos de Trabalho em Vigilância Epidemiológica são uma proposta da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba para atualizar, continuamente, os profissionais que atuam nos municípios, preparando-os para enfrentar rotinas de trabalho, assim como situações de surtos e agravos. Entre os dias 8 e 10/10, referências técnicas, médicos e enfermeiros das secretarias municipais de saúde, hospitais e do sistema carcerário da região Triângulo Sul estão sendo treinados para a Vigilância do Óbito, no 5º módulo de treinamentos, que ocorre no espaço do Senac Uberaba. A capacitação complementa também a estratégia do Governo de Minas para a redução da mortalidade materna no estado.

Os papeis do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e Instituto Médico Legal (IML) foram abordados. Fluxos de encaminhamento de óbitos, declaração de óbitos por diferentes causas, fichas de investigação, enfrentamento à mortalidade materna e infantil, entre outros, também foram trabalhados de forma teórico-prática, com exercícios, estudos de caso e discussões em grupo.

Treinamento em Vigilância do Óbito, promovido pela SRS Uberaba, no espaço do Senac Uberaba
Treinamento em Vigilância do Óbito, promovido pela SRS Uberaba, no espaço do Senac Uberaba


Denise Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, salienta que o treinamento também complementa a estratégia estadual de redução da morte materna, uma das prioridades do Governo do Estado. Ela explica que, “a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) firmaram um termo de cooperação denominado estratégia ‘zero morte materna’, para fomentar ações e estratégias nos territórios para a redução da mortalidade por hemorragia”. Estão previstas ações de qualificação profissional em 27 instituições hospitalares das macrorregiões de saúde do estado, com a participação de consultores técnicos da Opas.

Ulisses José Moreira Pereira, médico que atua na unidade de saúde e na Santa Casa de Perdizes, está participando de todo o treinamento e acredita que as informações disseminadas e ajustes sugeridos, são fundamentais para o trabalho. Ele afirma que “os profissionais presentes no treinamento perceberam a necessidade de estabelecer uma melhor comunicação entre os comitês de óbito municipal e da Santa Casa”, iniciativa que surgiu no treinamento e será de grande contribuição para o correto fechamento e investigação adequada dos óbitos ocorridos no município.

Treinamento em Vigilância do Óbito, promovido pela SRS Uberaba, no espaço do Senac Uberaba
Treinamento em Vigilância do Óbito, promovido pela SRS Uberaba, no espaço do Senac Uberaba


Nathalya Makeba, enfermeira do município de Tapira, achou importante se inteirar a respeito dos indicadores de mortalidade materna e infantil de seu município e, quando retornar ao trabalho, vai traçar estratégias e planos de ação com sua equipe para melhorar esses indicadores. Além disso, afirma que “o mais interessante desses treinamentos é a possibilidade de trocas de saberes, algo que é muito enriquecedor, pois sempre voltamos com algo a mais na bagagem”.

Por Sara Braga / Fotos: Sara Braga - SRS Uberaba

Da redação do Portal de Notícias

#Minas Gerais #governo de Minas Gerais #Varginia #Secretaria de Educação MG#estudantes #minas gerais#Secretaria de Estado de Educação#monocular #EmDefesadaPessoacomDeficiencia

Nenhum comentário

Pixel