Page Nav

HIDE

O Governo de Minas divulga detalhes das obras da linha 2 do metrô da RMBH. Confira!

  Novo traçado representará uma das mais importantes obras na Região Metropolitana; usuários do transporte público serão diretamente benefic...

 Novo traçado representará uma das mais importantes obras na Região Metropolitana; usuários do transporte público serão diretamente beneficiados.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Agora vai! É para reforçar esse sentimento, que converte esperança em realidade, que o Governo de Minas promove divulgação detalhada (números, datas e cronogramas) das obras de construção da linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

A entrega, bastante aguardada pelos mineiros, vai mudar a vida dos usuários do transporte público na capital e região metropolitana.

Linha 2

O novo traçado representará uma das mais importantes obras na Região Metropolitana. Para interligar a atual linha 1 até o Barreiro, serão 10,5 quilômetros, contando com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro. Mais de R$ 3 bilhões estão sendo investidos.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Entrega das estações

A expectativa é a de que as estações sejam concluídas por etapas, de acordo com cronograma previamente estabelecido, começando por Nova Suíça e Amazonas, que devem ficar prontas em 2026. 

A modernização das estações, com a ampliação do metrô, vai permitir que as pessoas que utilizam o transporte público tenham melhorias significativas quanto ao tempo de deslocamento e qualidade de vida.

Cronograma

A operação comercial da linha 2, em pleno funcionamento, está prevista para 2028. A partir da conclusão da nova linha, a projeção é que o metrô passe a transportar uma média diária de 213 mil passageiros, sendo 157 mil na linha 1 e 56 mil na linha 2.

Outras obras

Paralelamente, a concessionária Metrô BH continua realizando  melhorias na linha 1, como é o caso das reformas das 19 estações e a conclusão da expansão até Novo Eldorado, em Contagem, ambas previstas para serem entregues até 2026.

Também estão programadas a conclusão da reforma no Pátio São Gabriel, com ampliação da oficina de manutenção que atenderá as linhas 1 e 2, e a recuperação da via, da rede aérea e dos sistemas de energia, sinalização e comunicação.

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Melhorias 

A concessão do Metrô da RMBH permitiu a implantação de melhorias em serviços prestados aos mais de 90 mil passageiros transportados todos os dias. 

Desde junho de 2023, os usuários podem utilizar, gratuitamente, o sistema de internet Wi-fi nos trens e estações. 

Além disso, é possível acompanhar a previsão de chegada dos trens nos 96 painéis de LED espalhados pelas 19 estações do sistema.

Outro benefício do processo de inovação, modernização e melhorias do modal metroviário da RMBH foi a implantação do sistema de bilhetagem digital, acabando definitivamente com os tickets em papel. 

A validação da passagem pode ser feita por aproximação, diretamente nas catracas, utilizando cartões de crédito ou débito, ou ainda por carteiras digitais de smartwatches, celulares ou tablets. Isso reduz a necessidade dos passageiros de pegarem fila para compra dos bilhetes e dá mais agilidade no processo de acesso às plataformas de embarque. 

Também houve redução de aproximadamente 10% do tempo de viagem entre Vilarinho e Eldorado, que era de, em média, 55 minutos, com base, apenas, em mudanças de processos.

Novos trens

Em maio, o Governo de Minas confirmou a aquisição de 24 novos trens pela concessionária Metrô BH, composições que vão operar tanto na linha 1, quanto na linha 2 do metrô.

Os 24 trens vão contar, cada um, com quatro carros, equipados com Operação Automática do Trem (OTA, na sigla em inglês), sistema que possibilita mais regularidade, conforto e suavidade nas viagens, além de economia no consumo de energia. 

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

As novas composições estão sendo fabricadas por uma empresa parceira. A expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil e entre em operação no primeiro semestre de 2026.

Atualmente, a frota é composta por 35 trens, sendo 25 da série 900, da década de 1980, e dez trens da série 1000, que começaram a operar em 2015 e já possuem ar-condicionado e sistemas modernos.

Recursos

A concessão do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte completou, em março, um ano de operação. O contrato tem duração de 30 anos, com a estimativa de que R$ 3,7 bilhões em investimentos para melhorias e ampliações ao longo do período.

Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do Governo Federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado pelo Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) com a Vale, em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho. A tragédia tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos sociais, econômicos e ambientais em Minas Gerais.

 

---
*Este é um conteúdo específico para divulgação e apresentação de campanha de publicidade do Governo de Minas, com foco em serviços de  interesse público.




Da redação do Portal de Notícias Tribuna FM de Brasília, com informações da Agência Minas Gerais. 

Nenhum comentário

Pixel